fbpx

É Natal, é Natal… Parte 1: a Festa de Natal da URDP 1 foi também uma festa de reencontros e recomeço

Ontem foi Natal na APCC… Percebemos que esta frase precisa de explicação e de contexto, por isso, vamos começar pelo princípio: a Festa de Natal da URDP 1. Esta seria sempre uma ocasião especial, porque foi a primeira festa de Natal desde que, há quase três anos, uma pandemia nos mudou as vidas e obrigou a alterar até hábitos e tradições enraizados, como a reunião de utentes, familiares e profissionais que trabalham naquela unidade, por alturas da quadra natalícia.

Torna-se, assim, fácil de perceber que não faltou emoção neste reencontro, que foi também um recomeço, em que tão importante como celebrar o Natal foi celebrar todos os laços que unem os que estiveram presentes. E entre as notas musicais ou os gorros vermelhos, o que sobressaiu foram mesmo as conversas, os sorrisos e a alegria da partilha.

Mas não nos interpretem mal, porque o programa da festa em si também foi de alto nível! O professor de música Tiago Silva levou o Grupo de Cantares da APCC para animar as coisas e o entusiasmo prolongou-se quando utentes e familiares foram convidados a criar em conjunto alguns enfeites de Natal – e dessa forma, a Associação estará em muitas casas na próxima Consoada…

E voltando à frase do início do texto, ainda podemos dizer que não foi Natal apenas na URDP 1… Mais pormenores sobre isso muito em breve…

Na URDP – Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos, são apoiados utentes com maior grau de dependência e incapacidade. Esta unidade encontra-se integrada no CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, um serviço especializado que disponibiliza serviços de capacitação e suporte aos utentes e às suas famílias ou cuidadores informais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=250.