fbpx

URDP

Criatividade em foco: URDP 2 acolhe apresentações dos talentos múltiplos da Quinta da Conraria

Ontem, a Sala do Teatro ‘mudou-se’ para a URDP 2. E foi possível imaginar como seriam os fenómenos atmosféricos se fossem um movimento e ficar a saber o que é um laranjão… Mas já lá vamos, porque é importante começar por dizer que tudo partiu de um desafio lançado pela professora Maria Rebelo, para que diversas respostas e colaboradores da APCC na Quinta da Conraria se dessem a conhecer aos utentes daquela última sala. E, por isso, a professora de teatro Mariana Nunes conduziu a habitual aula de expressão corporal num lugar não habitual…

Coube-lhe, portanto, fazer a pergunta que deu início a tudo: Como é que está o tempo aqui dentro, isto é, dentro de cada um? E assim, os utentes da URDP 2 começaram por se ‘transformar’ no frio, na chuva, no sol, nos trovões… e até em «tempo de aproveitar o mar e ver as gaivotas»! E ainda houve tempo também para ficar a saber tudo sobre uma árvore que só nasce num lugar que existe dentro de cada um – e que está a crescer durante as atividades ligadas à expressão dramática…

Ler mais

É Natal, é Natal… Parte 1: a Festa de Natal da URDP 1 foi também uma festa de reencontros e recomeço

Ontem foi Natal na APCC… Percebemos que esta frase precisa de explicação e de contexto, por isso, vamos começar pelo princípio: a Festa de Natal da URDP 1. Esta seria sempre uma ocasião especial, porque foi a primeira festa de Natal desde que, há quase três anos, uma pandemia nos mudou as vidas e obrigou a alterar até hábitos e tradições enraizados, como a reunião de utentes, familiares e profissionais que trabalham naquela unidade, por alturas da quadra natalícia.

Torna-se, assim, fácil de perceber que não faltou emoção neste reencontro, que foi também um recomeço, em que tão importante como celebrar o Natal foi celebrar todos os laços que unem os que estiveram presentes. E entre as notas musicais ou os gorros vermelhos, o que sobressaiu foram mesmo as conversas, os sorrisos e a alegria da partilha.

Mas n...

Ler mais

APCC estreia online curta-metragem com visão dos utentes sobre os tempos de pandemia

É uma curta-metragem, uma canção e até uma espécie de exposição virtual: “Caçadores da Covid-19” é uma criação de um grupo de utentes da APCC e vai ter a sua estreia nas páginas de Facebook e de YouTube da instituição amanhã.

Ao longo de cerca de quatro minutos, o convite é para fazer uma viagem através da mente das personagens e partilhar a sua visão sobre os períodos de confinamento e desconfinamento relacionados com a pandemia da Covid-19. A narrativa segue, por isso, os desejos e sentimentos dos utentes da Associação, bem como os seus estados de espírito neste período.

Ler mais

Quem quer espreitar os cartões para o Dia dos Namorados feitos pelos utentes da URDP 2?

Hoje é Dia dos Namorados, mas há muito tempo que esta data está no centro das atenções dos utentes da APCC que frequentam a sala URDP2. Pode mesmo dizer-se que o amor – nas suas mais variadas formas – tem andado no ar por aqueles lados! A razão são os cartões do Dia dos Namorados que foram feitos no âmbito das atividades de expressão criativa e multimédia e que, hoje mesmo, encontraram ou vão ainda encontrar o caminho até às mãos dos seus muito especiais destinatários!

E como amar nunca é demais, pedimos à Alexandra Choon, ao Cláudio Gante, ao Helder Borges, ao João Raúl, ao José Manuel, ao Luis Capela, ao Luis Martins, ao Paulo Sérgio, à Raquel Miranda, ao Ricardo Ferreira (que, embora não faça parte da turma, é ‘visita’ frequente), ao Rui Gomes, ao Sérgio Felício, à Susana Cascalheira e ao Vitor Pereira para partilharem connosco as suas criações, que temos agora a honra de mostrar a todos!

Ler mais

Elementos da URDP atiraram a rotina ao tapete e fortaleceram laços profissionais

Com o final do ano a chegar, é importante para os colaboradores da APCC poder ‘recarregar baterias’ para entrar em 2020 com a energia e a determinação no máximo, de forma a poder prestar o melhor apoio e serviços aos utentes. O mesmo se aplica aos índices de motivação, elementos determinantes do quotidiano laboral, e foi por isso que, antes do curto período das férias natalícias, alguns profissionais da Associação participaram, no início desta semana, numa atividade conjunta, fora do contexto institucional.

No Montanha Clube da Lousã, e com o apoio imprescindível dos professores da secção de judo, um grupo de elementos da equipa da URDP – Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos experimentou aquela modalidade e, sobretudo, divertiu-se bastante e aprendeu a conhecer-se um pouco melhor. E houve ainda tempo para partilhar um almoço e passear no centro histórico da vila.

Ler mais