fbpx

APCC estreia online curta-metragem com visão dos utentes sobre os tempos de pandemia

É uma curta-metragem, uma canção e até uma espécie de exposição virtual: “Caçadores da Covid-19” é uma criação de um grupo de utentes da APCC e vai ter a sua estreia nas páginas de Facebook e de YouTube da instituição amanhã.

Ao longo de cerca de quatro minutos, o convite é para fazer uma viagem através da mente das personagens e partilhar a sua visão sobre os períodos de confinamento e desconfinamento relacionados com a pandemia da Covid-19. A narrativa segue, por isso, os desejos e sentimentos dos utentes da Associação, bem como os seus estados de espírito neste período.

Conciliando momentos mais ilusórios, que poderão levar os espectadores a pensar sobre o próprio significado dos sonhos dos protagonistas, com a realidade do momento, “Caçadores da Covid-19” utiliza ainda o poder da música, através de um rap com letra original. O objetivo foi abordar o tema e a sua importância sem recorrer aos mais comuns avisos, comentários e notícias.

Para assistir à estreia de “Caçadores da Covid-19”, bastará aceder ao Facebook (www.facebook.com/APCCoimbra) ou ao YouTube (www.youtube.com/APCCoimbra) pelas 14H00 do dia 24 de julho. A curta-metragem ficará depois disponível de forma permanente naquelas mesmas páginas.

Durante todo o dia, será ainda possível colocar questões aos diversos intervenientes no processo criativo, tal como se da inauguração de uma exposição se tratasse. As perguntas recebidas, através dos comentários ou de mensagem privada, serão respondidas posteriormente.

“Caçadores da Covid-19” foi realizado sob a coordenação da professora Maria Rebelo e envolvendo os utentes Alexandra Choon, José Manuel, Sérgio Felício, Susana Cascalheira e Vítor Pereira. Participaram ainda outros colaboradores da instituição: Alexandra Machado (assistente social), Paula Reis (terapeuta ocupacional), Tiago Pedro (fisioterapeuta), Anabela Veríssimo, Carla Canas, Dadita Brás, Júlio Lima e Paula Fernandes (auxiliares).

Este projeto foi desenvolvido no âmbito das atividades de expressão criativa e multimédia da URDP – Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos da APCC, que têm como objetivo abrir a possibilidade de serem reveladas competências e talentos na arte, explorando as potencialidades dos utentes, promovendo a criatividade artística e criando as condições para expressar emoções e sentimentos através da criação com materiais.

Na URDP é dada resposta a pessoas com maior grau de dependência e incapacidade. Esta unidade está integrada no CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, um serviço especializado que disponibiliza serviços de capacitação e suporte aos utentes e às suas famílias ou cuidadores informais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=250.