fbpx

Criatividade em foco: URDP 2 acolhe apresentações dos talentos múltiplos da Quinta da Conraria

Ontem, a Sala do Teatro ‘mudou-se’ para a URDP 2. E foi possível imaginar como seriam os fenómenos atmosféricos se fossem um movimento e ficar a saber o que é um laranjão… Mas já lá vamos, porque é importante começar por dizer que tudo partiu de um desafio lançado pela professora Maria Rebelo, para que diversas respostas e colaboradores da APCC na Quinta da Conraria se dessem a conhecer aos utentes daquela última sala. E, por isso, a professora de teatro Mariana Nunes conduziu a habitual aula de expressão corporal num lugar não habitual…

Coube-lhe, portanto, fazer a pergunta que deu início a tudo: Como é que está o tempo aqui dentro, isto é, dentro de cada um? E assim, os utentes da URDP 2 começaram por se ‘transformar’ no frio, na chuva, no sol, nos trovões… e até em «tempo de aproveitar o mar e ver as gaivotas»! E ainda houve tempo também para ficar a saber tudo sobre uma árvore que só nasce num lugar que existe dentro de cada um – e que está a crescer durante as atividades ligadas à expressão dramática…

Esta foi já a quarta sessão de apresentação realizada desde o início do ano, com o auxiliar André Fachada a dinamizar uma atividade com a Magic Wheel (uma mesa giratória, por ele desenvolvida, para pintar e desenhar) e o auxiliar Raul Santos a preparar um delicioso bolo de bolacha (que tornou mais doce o Dia dos Namorados), quanto o professor de artes plásticas Paulo Machado mostrou o trabalho realizado na Oficina de Escultura.

O objetivo destas sessões, realizadas no âmbito da atividade Expressão Criativa e Multimédia é mostrar uma URDP 2 aberta a novas ideias e soluções para que os utentes possam praticar e expor os seus talentos artísticos. Por elas, podem passar diversos colaboradores e utentes de outras respostas para apresentar os trabalhos e práticas criativas que desenvolvem nas suas áreas respetivas.

Nas duas salas da URDP – Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos, são apoiados utentes com maior grau de dependência e incapacidade. Esta unidade encontra-se integrada no CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, um serviço especializado que disponibiliza serviços de capacitação e suporte aos utentes e às suas famílias ou cuidadores informais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=250.