fbpx

É Natal, é Natal… Parte 3: um desfile de talentos que foi também de emoções

Qual a origem do provérbio português ‘Não há duas sem três’? É pouco provável que tenha sido criado a pensar nas festas de Natal da APCC, mas talvez não devamos descartar tão rapidamente essa possibilidade… Porque senão, vejamos: depois de duas festas na passada semana, ontem foi a vez de utentes, famílias, trabalhadores e voluntários se juntarem para fazer a Festa de Natal da Quinta da Conraria!

E a terceira celebração da quadra natalícia foi também a terceira oportunidade para festejar os reencontros – e foram muitos! Porque, no final de contas, é sempre isso que está em causa quando se reúne a comunidade APCC, desde a alegria pelos momentos partilhados, à expetativa pelos que ainda viveremos juntos. No mais, falta só falar do verdadeiro desfile de talentos que teve lugar no palco do Salão Paroquial de São José.

Tudo começou, como é da tradição, com a leitura de um poema do ex-utente Fernando Carvalho, tendo a poesia prosseguido depois com a Oficina de Escultura e sido retomada mais tarde com a Formação Profissional. Pelo meio, houve muita música – com Fausto Sousa e o professor Paulo Jacob (dos 5ª Punkada), Os Cantares da Quinta, vários grupos da Formação (que até foram ao rap e à música country) e o professor Tiago Silva. Também não faltou o teatro, com o coletivo Sala T a encenar “As Aranhas”, e o multimédia, com a exibição de vídeos da URDP 1, URDP2  e Formação. E o final foi tão grandioso quanto todos se recordavam de sempre ser, com o Coro da Quinta a interpretar o original “Um Natal Feliz”!

Mas se conseguimos enumerar todas as atuações, há duas coisas de que nos confessamos incapazes: escolher a nossa preferida e descrever de forma adequada as ondas de amor, felicidade e união que encheram o ambiente. Foi um dia para recordar durante todos os outros em que, mesmo que sejam preenchidos pelas rotinas do quotidiano, os sentimentos e os valores não mudam.

A Festa de Natal da Quinta da Conraria foi, mais uma vez, organizada pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, que desenvolve atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.