fbpx

Almoço Temático dedicado ao teatro só suscitou críticas positivas!

Ontem foi dia de abrir o pano para mais um Almoço Temático da Formação Profissional e a reação da ‘plateia’ – constituída por colaboradores da APCC – foi o equivalente a uma grande ovação de pé! Não seria caso para menos, com ‘protagonistas’ do calibre de um caldo verde, um bacalhau com natas ou um pudim de ovos (o restante ‘elenco’ era constituído por moelas, patê de atum, rissóis de legumes e azeitonas)…

Caso ainda não tenha ficado claro, devemos explicar que esta mais recente ‘entrada em cena’ daquele evento gastronómico mensal (recentemente retomado) teve como inspiração o teatro, cujo Dia Mundial se assinala já na próxima segunda-feira! E caso fosse necessário escrever uma crítica, sem dúvida que ela incluiria rasgados elogios ao guião, ao casting ou à direção de atores – e não podemos esquecer os diálogos, porque uma boa refeição é sempre melhor se acompanhada por uma boa conversa.

Passemos então à ‘ficha técnica’: a magnífica ‘encenação’ foi do grupo de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a) sob orientação das formadoras Eugénia Luís e Ana Raimundo, tendo contado com o ‘apoio à produção’ da coordenação pedagógica, a ‘cenografia’ esteve a cargo das formadoras Maria João Mariz, Mónica Tavares, Fátima Amaral, Joana Tavares e Ana Raimundo, junto dos cursos aos quais ministram formação (e, com o seu sub-tema “Uma Casa Portuguesa”, proporcionou belos momentos fotográficos imortalizados pelo formador Jorge Pereira), a promoção do ‘espetáculo’ foi assegurada pelos formandos do curso de Auxiliar de Apoio Administrativo, sob a orientação do formador João Correia, que criaram o respetivo cartaz, enquanto a ‘bilheteira’ foi assegurada pelo fisioterapeuta João Costa.

Os Almoços Temáticos da Formação Profissional são uma espécie de ‘ensaio geral’ que pretende evitar a necessidade de recorrer ao improviso quando chegar a altura da ‘grande estreia’! Dito de outra forma, são levados a cabo com o objetivo de enriquecer o percurso dos formandos, simulando uma experiência o mais aproximada possível da realidade, ao colocar sob a sua responsabilidade todos os pormenores de uma refeição para um grupo alargado de pessoas, desde a escolha da ementa à confeção e até à decoração.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.