fbpx

Nacional de Verão de Natação Adaptada: títulos, medalhas, recordes e, sobretudo, a certeza de que o trabalho compensa

É difícil saber por onde começar a enumerar os destaques da prestação da APCC no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, que se disputou no passado fim de semana. Como, apesar de este ser um desporto eminentemente individual, é sempre de um esforço em equipa que falamos, será provavelmente mais adequado referir desde logo o fantástico 3.º lugar obtido na classificação feminina, no somatório das duas edições da mais importante prova nacional da modalidade!

Mas há mais, muito mais, para dar conta… Falemos então das 12 medalhas que vieram para Coimbra: a Matilde Gaspar arrecadou os títulos de campeã nacional dos 50, 100 e 200 metros bruços e vice-campeã dos 100 livres; a Bárbara Gomes é vice-campeã dos 50 e 200 bruços e nos 200 costas, tendo ainda chegou ao bronze nos 100 costas; a Carolina Lourenço sagrou-se vice-campeã nos 50 bruços e conquistou o bronze dos 50 e 200 livres e o Joel Pereira chegou ao último lugar do pódio nos 200 costas.

E ainda não é tudo, porque temos de referir também os recordes, com a Matilde a estabelecer três novas melhores marcas portuguesas (nos 50, 100 e 200 bruços, sendo que a segunda destas durava há já 10 anos), o Rúben Santos a fazer o melhor tempo da época nos 200 livres e a equipa a somar, no total, oito novos recordes pessoais! Foram, portanto, dois dias muito intensos, mas em que o trabalho árduo mostrou dar frutos!

O Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada foi realizado na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira, nos dias 20 e 21 de maio. Contou com a participação de 159 atletas (124 masculinos e 35 femininos), em representação de 39 clubes e instituições. A organização foi da Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.