fbpx

Ligados às Máquinas vão levar a sua manta de retalhos musical ao Fórum Esfera(s)

Os Ligados às Máquinas vão atuar, a 27 de outubro, no Convento São Francisco, no âmbito da primeira edição do Fórum Esfera(s). A orquestra de samples da APCC apresentar-se-á na Sala D. Afonso Henriques, para quase uma hora de cruzamentos musicais, em que apresentarão várias das suas composições originais, construídas através da combinação de samples sonoros, igualmente escolhidos e recolhidos pelos seus membros.

Na música do grupo, há lugar para o hip-hop, o rock, o techno, o fado, os blues, a world music, a música erudita ou a música concreta, mas também para sons retirados dos universos da publicidade ou das séries televisivas. Os Ligados às Máquinas são, portanto, além da primeira e provavelmente única orquestra de samples em cadeiras de rodas do mundo, também uma surpresa permanente, trazendo-nos uma verdadeira manta de retalhos musical.

Uma visão que já foi partilhada em vários pontos do país, através de diversos espetáculos e da participação em projetos colaborativos, por exemplo, com a orquestra comunitária ‘Nós 19’, com os alunos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra e, já este ano, com mais de 30 artistas nacionais, que cederam fragmentos sonoros para que o grupo construísse novas composições especificamente para o festival Nascentes.

O Fórum Esfera(s) decorrerá nos dias 27 e 28 de outubro e é promovido pela Universidade de Coimbra, com diversos parceiros, procurando sensibilizar para a importância e o papel das artes na criação de novas competências relacionadas com as várias áreas profissionais, sociais e pessoais. Dirigido a professores e estudantes dos ensinos secundário, profissional e superior, artistas, criadores, produtores e formadores, assume um formato que combina teoria e prática. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, a qual deve ser feita até ao dia 20 de Outubro, em www.uc.pt/cultura/forum-esferas.

Os Ligados às Máquinas são um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na APCC, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.