fbpx

Música

Já aí está “Deserto de Amor”, o segundo disco dos 5ª Punkada (e pode comprá-lo na APCC)!

Os 5ª Punkada estão de regresso e lançam hoje o seu segundo disco, “Deserto de Amor”, com selo da Omnichord. Neste novo trabalho, a banda da APCC expande o seu som e mergulha ainda mais nas suas raízes rock, apresentando sete temas originais (entre as quais o single “Diante de Mim”, dado a conhecer no final do ano passado) e uma versão do clássico “Louie Louie”, celebrizado pelos The Kingsmen.

Com produção de Rui Gaspar, que repete o papel assumido no anterior registo do grupo, “Deserto de Amor” conta com convidados como Victor Torpedo e Cabrita, numa viagem por canções escritas em diferentes momentos de uma carreira com mais de 30 anos. Os 5ª Punkada são atualmente compostos por Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (sintetizadores e voz), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria, percussão e voz) e Paulo Jacob (guitarra, voz e percussão).

Ler mais

Disco novo, versões irrepetíveis e documentário premiado: 5ª Punkada no primeiro dia do festival Nascentes

Os 5ª Punkada estão de volta ao Nascentes, dois anos depois da estreia naquele festival que se realiza na aldeia das Fontes (Leiria), para um concerto que promete ser cheio de momentos memoráveis. Assim, no dia 3 de julho, a banda pop/rock da APCC vai fazer uma pré-apresentação do seu novo disco de originais, mas também levar a palco novas abordagens a alguns dos seus temas, em colaboração com o Coro das Fontes, um coletivo composto por habitantes da aldeia!

Mas não é tudo! Haverá ainda uma exibição de “Com Amor, Medo”, o documentário que acompanhou a digressão europeia de 2023 e acaba de ser premiado no festival internacional de cinema IndieLisboa, seguida de uma conversa entre o público, os membros do grupo e o realizador Telmo Soares! Para apontar na agenda, porque é mesmo a não perder: o concerto é às 19H30 e a projeção do filme às 22H00.

Ler mais

Semp’a Bombar vão marcar o ritmo na Romaria do Espírito Santo

Com a Freguesia de Santo António dos Olivais em festa, a Romaria do Espírito Santo vai ter um dia particularmente cheio de ritmo… Será a 10 de junho, com os Semp’a Bombar – o grupo de bombos da APCC – a levarem a sua contagiante energia ao Largo dos Olivais a partir das 19H00! Será um final de tarde em que a música tradicional portuguesa e o som profundo, grave e ressonante dos bombos de Silvares estarão no centro das atenções. Serão, literalmente, os bombos da festa!

A animação será comandada pelo professor de música Tiago Silva e do repertório fará certamente parte a “Cantiga do Bombo” ou “Oliveira da Serra”, com que os Semp’a Bombar nunca deixam de brindar as suas plateias. Mas para saber mais e até ser surpreendido com versões únicas de canções de muitos outros estilos e latitudes, terá mesmo de marcar presença. Vai valer a pena!

Ler mais

5ª Punkada em junho: do Montijo a Barcelos, com canções novas na bagagem!

Em contagem decrescente para o lançamento do seu segundo disco – falta mesmo muito pouco… – os 5ª Punkada vão, em junho, do norte ao sul de Portugal, para dois concertos onde darão a conhecer algumas das canções que irão integrar o sucessor de “Somos Punks ou Não?”, mas também os temas mais conhecidos de uma carreira já com mais de três décadas.

A primeira dessas datas é já na próxima sexta-feira, 7 de junho, no Montijo. Na Casa da Música Jorge Peixinho, a banda pop/rock da APCC vai atuar com o janelão do Auditório aberto, com os seus elementos virados para o Jardim das Nascentes, numa presumível noite quente de verão. Tem tudo para ser inesquecível! Duas semanas depois, no dia 21, o grupo viaja até Barcelos. No Theatro Gil Vicente, a ‘receita’ volta a ser «Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução!»

Ler mais

Documentário sobre digressão europeia dos 5ª Punkada vence secção IndieMusic do festival IndieLisboa!

A busca pela liberdade, a força imensurável do espírito humano, vontade de fazer, de criar e de partilhar com outros. Esta poderia ser uma descrição do que têm sido 30 anos de carreira dos 5ª Punkada, mas faz antes parte da justificação do júri do IndieLisboa para atribuir a “Com amor, Medo” – o documentário de Telmo Soares sobre a digressão europeia que a banda pop/rock da APCC realizou em 2023 – o Prémio IndieMusic da edição deste ano daquele festival internacional de cinema.

O anúncio foi feito no passado sábado, tendo o filme sido destacado ainda pela «sua estética, pela beleza da filmagem e enquadramentos que revelam maturidade artística atrás da câmara». Concorrendo numa secção que foca a ligação entre o cinema e a música, “Com amor, Medo” foi ainda aplaudido enquanto exemplo da «música como ato incessante de coragem num mundo de obstáculos contínuos» e prova de que «com a força do rock, atitude punk e muito amor, tudo é possível»!

Ler mais