fbpx

Música

Teclista dos 5ª Punkada convidada em encontro sobre acesso equitativo ao setor cultural

Fátima Pinho, membro dos 5ª Punkada, é uma das convidadas do encontro “Arte com todos?”, que terá lugar amanhã (8 de junho), na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Esta iniciativa apresenta-se como um espaço de conversa sobre arte, inclusão e acessibilidade, debatendo questões relacionadas com a presença e a participação dos artistas e das pessoas com diversidade funcional no panorama cultural.

A teclista da banda pop/rock da APCC irá integrar o painel “Sem intermediários”, que decorrerá a partir das 12H00 e pretende contribuir para amplificar o lugar de fala dos artistas e profissionais da cultura com deficiência. Participarão também nesta reflexão Aléxis Fernandes (bailarino da Associação Dançando com a Diferença), Joana Reis (cantora) e Rui Fonseca (ator e intérprete), estando a moderação a cargo da bailarina e artista independente Mickaella Dantas.

Ler mais

5ª Punkada apresentam em Coimbra espetáculo original com o projeto Notas de Contacto (e os bilhetes já estão à venda)

Depois de Salamanca… Coimbra! Os 5ª Punkada e o projeto Notas de Contacto – desenvolvido em parceria pela Orquestra de Câmara Portuguesa e a Cercioeiras e que reúne músicos, terapeutas e pessoas com deficiência – vão apresentar na Sala Grande da Oficina Municipal do Teatro, no próximo dia 8 de junho, a obra original que criaram em conjunto ao longo de uma série de residências realizadas nos últimos meses. Será a segunda apresentação ao vivo desta peça, que foi estreada em abril, num concerto solidário em Espanha.

Trata-se de um espetáculo que reúne diferentes instrumentos (combinando soluções tecnológicas com instrumentos acústicos) na construção de ambientes diversificados, ganhando progressivamente expressão até à pulsação dos ritmos do rock, com mistura de improvisação, tecnologia, partituras ao vivo ou canto idealizado e a participação de todos os membros do coletivo.

Colab...

Ler mais

Colóquios do Porto: 5ª Punkada e Ligados às Máquinas ‘ajudam’ a pensar sobre o desassossego (e o poder da música)

Paulo Jacob, musicoterapeuta da APCC, é um dos oradores de mais uma edição dos Colóquios do Porto – Psicanálise e Cultura, que têm lugar hoje e amanhã. O também membro (em diferentes papéis) dos coletivos musicais 5ª Punkada e Ligados às Máquinas integrará a mesa-redonda “Sombra a Transparência”, na tarde do dia 28 de maio, e usará a sua experiência com aqueles dois grupos como mote para a sua apresentação.

O propósito é convocar para a reflexão sobre o poder transformador da música, tanto do ponto de vista daqueles que a criam, executam e apresentam ao público, como dos que se posicionam na posição de recetores. Para isso, Paulo Jacob recorrerá (também) aos percursos multifacetados dos dois referidos grupos da APCC – os 5ª Punkada, uma banda pop/rock com mais de 28 anos de existência e 300 concertos em Portugal e no estrangeiro, que editou no final do ano passado o seu primeiro disco; os Ligados às Máquinas, uma orquestra de samples que cruza variados estilos para construir uma manta de retalhos sonoros, também com várias apresentações ao vivo.

Ler mais

Semp’a Bombar já ensaiam, a pensar em ribombar por aí fora!

Quando o ribombar ecoa pela Quinta da Conraria, não há quem não comece a marcar o ritmo, batendo o pé no chão, a mão na cadeira de rodas ou de outra forma que lhe seja mais natural. Mas é quando os Semp’a Bombar saem pelos portões daquele espaço para animar eventos ou festas, que se percebe verdadeiramente como é contagiante o som e a alegria do grupo de bombos da APCC!

Nos últimos anos, estas dinâmicas tiveram de ser suspensas, mas com a normalidade a regressar aos poucos, já foi possível ao coletivo retomar os ensaios regulares, com os olhos postos no regresso das partilhas com o público. O local das sessões é novo (e, poder-se-ia dizer, abençoado, porque estas decorrem na capela da Quinta) e o grupo também tem muitas caras novas, pelo que o entusiasmo é difícil de descrever!

Ler mais

Documentário sobre os 5ª Punkada com estreia online no P3

“Somos Punks ou Não?” é o nome do primeiro disco dos 5ª Punkada, editado no final do ano passado, mas também do documentário produzido pela Casota Collective que, depois de ser apresentado nos concertos da digressão de promoção do álbum, tem agora a sua estreia online no P3, o site multimédia de jornalismo colaborativo do Público destinado a leitores mais jovens.

Junta imagens recolhidas durante o processo de gravação do disco – que teve lugar em setembro de 2021 e juntou os membros da banda pop/rock da APCC (Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob) aos convidados Surma e Victor Torpedo e ao produtor Rui Gaspar – e o concerto de apresentação, em Leiria, mas passa ainda em revista a história do grupo, fundado em 1993 e de que fizeram também parte Adelaide Serafino, Francisco Sousa, Luís Pedro Madeira, Márcio Reis, Marco Nuno e Ricardo Sousa.

Ler mais