fbpx

Música

5ª Punkada de volta ao Porto, para atuar no Simplesmente… Vinho

Estiveram por lá no final do ano passado e já estão de volta… Os 5ª Punkada atuam no Porto no próximo sábado (24 de fevereiro), desta vez no âmbito da programação musical do Simplesmente… Vinho, um evento dedicado ao vinho, mas também à gastronomia, música, cinema e arte. Vai ser na Alfândega do Porto, a partir das 19H30, e vai ser uma oportunidade para escutar várias das canções que farão parte do segundo disco do grupo, além dos clássicos!

Entre os temas que serão interpretados estará seguramente “Diante de Mim”, lançado em dezembro de 2023, para celebrar os 30 anos de carreira da banda pop/rock da APCC, e que foi o single de avanço desse álbum atualmente em gravação. Este será ainda o primeiro concerto dos 5ª Punkada depois dos dois espetáculos que assinalaram o aniversário referido, que tiveram lugar em Coimbra e Leiria. A premissa, no entanto, não muda: Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução!

Ler mais

APCC convidada a apresentar o revolucionário caso dos 5ª Punkada em encontro nacional sobre mediação cultural

Territórios Públicos é um encontro nacional, que se realiza anualmente em Ílhavo e onde se promove um espaço de partilha de conhecimentos e de experiências relativas à mediação cultural e aos serviços educativos. Na edição deste ano, a APCC foi convidada para apresentar um projeto que a organização considera, pela sua génese transformadora e inconformada, um caso de boas práticas: a banda pop/rock 5ª Punkada.

Assim, no painel da tarde do dia 1 de fevereiro, será destacado o trabalho realizado pela Associação no domínio nas artes e, em particular, a experiência daquele coletivo musical – uma dimensão que será explorada por Paulo Jacob, guitarrista do grupo e musicoterapeuta – numa conversa que terá lugar Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre e onde se pretende pensar a forma como a cultura se relaciona com a resistência enquanto revolução contínua (os 5ª Punkada, recorde-se, têm como lema “Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução!”).

O encontro ...

Ler mais

5ª Punkada continuam a celebrar os 30 anos e começam 2024 com um regresso a Leiria

A relação dos 5ª Punkada com Leiria e com o Teatro José Lúcio da Silva é especial: por exemplo, foi lá que tocaram, em 2011, uma versão dos Mão Morta que ainda hoje é recordada por quem teve a oportunidade de assistir, ou que, no final 2021, apresentaram o seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?», com um concerto que antecipou uma digressão por vários outros palcos nacionais. E agora, dois anos depois desta última data, a banda pop/rock da APCC está de volta à cidade…

A atuação pode ser apresentada de vários ângulos – o primeiro espetáculo do grupo em 2024, a continuação das celebrações do 30.º aniversário que completaram no ano passado, uma oportunidade para escutar o novo single “Diante de Mim” e mais alguns temas do disco em que já estão a trabalhar – mas o importante a reter é mesmo que o concerto vai ser no dia 13 de janeiro, a partir das 21H30, e contará com os convidados Surma, Victor Torpedo e Rui Gaspar.

Ler mais

30 anos de rock e revolução: uma noite histórica para os 5ª Punkada e para a APCC

Abriu com o mais recente single, “Diante de Mim”, terminou com esse que já é um verdadeiro clássico, “A Noite Magoa”, e foi uma viagem empolgante pelos 30 anos dos 5ª Punkada! Na noite de ontem, o Convento São Francisco recebeu a banda pop/rock da APCC para uma atuação que fica para a história da música portuguesa: afinal, são muito poucos os grupos que se podem orgulhar de um percurso de três décadas, ainda para mais ininterruptos e a pôr toda a gente a dançar e fazer uma revolução!

Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob tiveram a companhia de três ‘cúmplices’ já habituais – Surma, Rui Gaspar e Victor Torpedo – e aqueceram a sala com temas recentes (o segundo álbum da banda será editado no início do próximo ano) e outros mais antigos, mas, sobretudo, com uma energia imensa! O concerto de comemoração do 30.º aniversário dos 5ª Punkada foi, por isso, também uma celebração da ligação entre o grupo e o seu público, num triunfante ‘regresso a casa’.

Ler mais

“Diante de Mim”, o novo single dos 5ª Punkada, é editado hoje!

Ai quanta fome e sede eu tenho / Não é de pão, não é de água / É de quem está diante de mim / E quem não canta com esta vontade / Mente o que sente a toda a gente. São as primeiras palavras de “Diante de Mim”, a nova canção dos 5ª Punkada, que é também um single de celebração dos 30 anos da banda pop/rock da APCC e ainda a primeira amostra do novo disco em que já estão a trabalhar. E é lançada hoje!

Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra e voz) mostram neste tema ser uma banda cada vez mais coesa, depois de, com esta formação, terem lançado o primeiro disco do grupo, realizado uma digressão em Portugal e outra pela Europa, tocado em festivais de verão e subido ao palco da digressão dos Coldplay para tocarem uma das suas canções com a banda inglesa. Tudo isto em dois anos absolutamente frenéticos e inesquecíveis!

Ler mais