Música

Sala T e Ligados às Máquinas voltam a subir ao(s) palco(s) do Festival Extremus

O Festival Extremus está de volta e a APCC vai estar representada mais uma vez. A orquestra de samples Ligados às Máquinas e o grupo de teatro Sala T vão subir de novo ao palco desta iniciativa da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a que regressam depois de uma última participação há dois anos.

Os atores do Sala T serão os primeiros a apresentar-se, e por três vezes: as primeiras serão no dia 25 de outubro, pelas 10H30 e 14H30, na Fundação Escultor José Rodrigues; a terceira no dia seguinte, pelas 10H00, na Escola EB 2/3 Júlio Dinis (Gondomar). Consigo levarão uma versão do projeto “Valentinas”, especialmente desenhada para um público que será constituído por alunos do ensino básico.

Ler mais

Ligados às Máquinas em Viseu para o Dia Nacional da Paralisia Cerebral

Este ano, as celebrações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral, que decorrerão amanhã (20 de outubro) em Viseu, vão ter hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta… e só estamos a falar dos primeiros minutos do concerto de encerramento! Isto porque os Ligados às Máquinas – a orquestra de samples da APCC – vão assegurar a primeira parte do espetáculo “Consertar para a Vida”.

Quem não quiser perder esta oportunidade, terá de se deslocar ao Palácio do Gelo, a partir das 17H30, estando garantida uma experiência única, em que a música se cruza com sons da publicidade e de séries televisivas para criar uma manta de retalhos sonoros profundamente original. Os Ligados às Máquinas são Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, António Abreu, Vítor Pereira, Sérgio Felício, Luís Capela, Andreia Matos e Pedro Falcão, dirigidos pelo professor de música Paulo Jacob.

Este ...

Ler mais

Os ensaios ainda não terminaram, mas os SaraNino já estão mais do que prontos para representar a APCC no Festival da Canção

Já não é a primeira vez que as coisas assim acontecem: Paulo Jacob, musicoterapeuta e professor da APCC, ‘transforma-se’ em caça-talentos e procura entre os utentes da Associação quem queira desfrutar do prazer da música e mostrar o seu talento em público. Juntos, fazem nascer e crescer uma canção para representar a APCC no Festival Nacional da Canção para Pessoas com Deficiência Mental.

Este ano, será uma dupla a subir ao palco: Sara Casimiro e Sérgio ‘Nino’ Conceição formam os SaraNino e, acompanhados por Paulo Jacob, interpretarão “Labirinto”, um tema sobre a(s) memória(s) e como escolhemos viver com elas, com que todos nos poderemos identificar. Poderá ser escutado já no dia 14 de outubro, no Cine Teatro da Lousã (o Festival tem início às 21H00).

Será o culm...

Ler mais

Ligados às Máquinas vezes dois: orquestra de samples da APCC com atuações ao vivo em Seia e Condeixa

Duas oportunidades em sete dias para ver os Ligados às Máquinas ao vivo. Os próximos fins de semana prometem muito hip-hop, fado, rock, techno, blues, world music, música erudita e música concreta: tudo sons que, neste inovador projeto musical nascido na APCC, são misturados com sons da publicidade e de séries televisivas para criar uma manta de retalhos sonoros profundamente original.

A primeira atuação decorrerá já no próximo dia 14 de maio, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no âmbito do Festival Especial (com início previsto para as 15H30), em que os Ligados às Máquinas serão os convidados especiais. No dia 20, o grupo apresenta-se em Condeixa, no Spring Fest 2017, atuando a partir das 21H00, no Palco PO.RO.s (o evento realiza-se no Parque Verde daquela vila). As entradas são livres em ambas as ocasiões.

Ler mais

Ligação entre música e tecnologias da informação é objetivo de projeto europeu com participação da APCC

Entre hoje e amanhã, realiza-se em Iaşi, na Roménia, a segunda reunião do projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical”, que junta a APCC a outras oito organizações europeias no objetivo comum de promover formas de aprendizagem mais eficientes e efetivas através da aplicação da tecnologia no ensino da música. Trata-se de uma iniciativa dirigida a jovens adultos, em particular aos que se interessam pelas TIC e pela música.

Neste contexto, cada parceiro desenvolverá e partilhará estratégias para usar a tecnologia como forma de compreender a música de diferentes culturas, por exemplo, dando a conhecer instrumentos tradicionais e léxicos musicais próprios de cada um dos países envolvidos, estimulando a criação de composições originais ou promovendo atuações ao vivo. As TIC servirão, portanto, de base essencial para as experiências musicais e exploração de semelhanças, diferenças e diversidade entre cidadãos.

Ler mais