Música

Ligação entre música e tecnologias da informação é objetivo de projeto europeu com participação da APCC

Entre hoje e amanhã, realiza-se em Iaşi, na Roménia, a segunda reunião do projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical”, que junta a APCC a outras oito organizações europeias no objetivo comum de promover formas de aprendizagem mais eficientes e efetivas através da aplicação da tecnologia no ensino da música. Trata-se de uma iniciativa dirigida a jovens adultos, em particular aos que se interessam pelas TIC e pela música.

Neste contexto, cada parceiro desenvolverá e partilhará estratégias para usar a tecnologia como forma de compreender a música de diferentes culturas, por exemplo, dando a conhecer instrumentos tradicionais e léxicos musicais próprios de cada um dos países envolvidos, estimulando a criação de composições originais ou promovendo atuações ao vivo. As TIC servirão, portanto, de base essencial para as experiências musicais e exploração de semelhanças, diferenças e diversidade entre cidadãos.

Ler mais

A não perder, no próximo dia 21: Ligados às Máquinas ao vivo em Aveiro!

170317_APCC_LigadosMaquinas-Aveiro_thumbOs Ligados Às Máquinas, a primeira orquestra de samples do mundo em cadeira de rodas, vão estar em concerto na Universidade de Aveiro, no próximo dia 21 de março, pelas 18H00. Será a primeira atuação na cidade deste grupo constituído por utentes da APCC, que fazem música utilizando exclusivamente samples sonoros que eles próprios escolhem e recolhem, para construir as suas próprias composições.

Prometido está um espetáculo único, fruto das vivências dos artistas que subirão ao palco, que juntará hip-hop e fado, rock e techno, blues e world music, música erudita e música concreta, sons da publicidade e séries televisivas, para criar uma manta de retalhos sonora surpreendente e revigorante.

Ler mais

Colaboradores e utentes da APCC puderam assistir em exclusivo à ante-estreia de “Mudo”

170130_APCC_Mudo-AnteEstreias_thumbFoi há pouco mais de dois meses que, numa casa da Quinta da Conraria transformada em estúdio de cinema, colaboradores e utentes da APCC iniciaram a rodagem de “Mudo”. E no final da passada semana, juntaram-se a outros colaboradores e utentes (e também às crianças do Jardim de Infância) para uma série de sessões de ante-estreia daquela curta-metragem.

Estas exibições exclusivas decorreram na Quinta da Conraria e no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, respetivamente nos dias 26 e 27 de janeiro, e foram uma primeira oportunidade para apresentar o trabalho realizado. Além do filme em si, foram também mostrados diversos elementos cenográficos e a maquete da cidade onde decorre a ação, todos construídos em cartão e com recurso a material de desperdício.

Ler mais

Silêncio, que se vai fazer um filme!

161122_apcc_mudo-gravacoes_thumbA Quinta da Conraria é, desde ontem e durante uma semana, uma espécie de Hollywood da APCC. Tudo porque já começaram as gravações de “Mudo”, uma curta-metragem sobre a mudança – em que os atores são os membros dos grupos de teatro da Associação (Sala T e Teatro Estúdio) – que vai levar os espectadores a entrar numa cidade que pode ou não ser de brincar.

Para já, e antes de passar para a tela, trata-se de uma cidade que existe apenas numa casa da Quinta, transformada em estúdio, sala de caracterização e oficina de cenografia. Construída integralmente com cartão, tal como os adereços usados, será esta cidade sem nome nem localização particular que assistirá ao desenrolar de uma história em que a personagem central é um músico e as relações que este estabelece com os outros habitantes do seu prédio.

Ler mais

Os 5ª Punkada vão pôr os mais novos a mexer… em dose dupla!

Dois concertos em quatro dias. Chamemos-lhe uma mini-digressão. Mini porque começa e acaba em menos de uma semana e mini porque é ‘dedicada’ aos mais novos. Os 5ª Punkada atuam já hoje (6 de maio) na Verbena e na segunda-feira (9 de maio) vão estar na Escola Ferrer Correia.

A Verbena é uma atividade integrada na Queima das Fitas de Coimbra, que juntará crianças da APCC e da Casa de Infância Doutor Elysio de Moura numa tarde com muitas atividades e ainda mais diversão. É a partir das 14H30, no Pavilhão Dr. Mário Mexia. Trata-se de mais uma iniciativa de promoção do “Coimbra a Brincar”, o grande evento que, já nos dias 27 e 28 de maio, vai pôr toda a cidade a (re)descobrir o prazer do brincar.

Ler mais