Música

Ligados às Máquinas ligam-se aos alunos de jazz do Conservatório em concerto e ateliê abertos ao público

O que resultaria de um diálogo, necessariamente musical, entre os membros dos Ligados às Máquinas – a orquestra de samples da APCC – e os alunos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra? Esta é uma pergunta que não precisa de ser retórica nem de ficar dependente da imaginação de quem lhe tentar responder: na próxima sexta-feira, 12 de abril, ela será respondida em dois momentos diferentes.

O último, que é o de maior dimensão, será durante o Concerto Final da 7ª Semana Aberta do Jazz, que incluirá a apresentação de uma composição musical construída pelo Ligados às Máquinas e por 40 estudantes do referido curso. É para ver e ouvir no Grande Auditório do Conservatório, a partir das 21H30. A entrada é livre, podendo os bilhetes ser desde já levantados no local.

Ler mais

O que acontece quando juntamos o DJ Punk e as crianças da Escola Básica da APCC? Uma festa sem igual!

A música já faz parte da vida dos alunos da Escola Básica da APCC, com aulas regulares ou sessões de musicoterapia, em que participam de forma entusiástica e, porque não dizê-lo, apaixonada… Mas, na passada sexta-feira, a música foi outra: o DJ Punk veio até ao Centro de Reabilitação e encheu a Sala do Recreio de ritmos alegres, que não deram outra hipótese a ninguém que não fosse dançar!

Para as crianças, foi uma verdadeira festa, motivo e pretexto para se soltarem e divertirem sem restrições… e até descobrimos alguns inesperados bailarinos com inopinados e surpreendentes passos de dança! Mas para o DJ Punk – o inimitável Fausto Sousa, também vocalista do grupo pop/rock 5ª Punkada – foi igualmente um momento especial, com um público completamente em delírio com a música que passava.

Quem também...

Ler mais

Alegria a dobrar na Manhã Temática da URDP 2: utentes fizeram a festa ao som dos 20 anos de Tiago Silva!

As Manhãs Temáticas da URDP 2 têm um conceito simples: o cantor e professor de música na APCC Tiago Silva trata dos preparativos, escolhe com os utentes qual o tema de cada sessão e depois, todos juntos, fazem a festa! É assim todas as quartas-feiras, com a cada canção a suceder uma outra e os pedidos a não pararem. Há muita música, muita alegria e uma sala cheia de sorrisos!

Os temas variam e vão de estilos musicais (já houve quizomba, música popular, fado, rock… já houve de tudo um pouco) a épocas do ano (o Natal, ou a Páscoa, por exemplo), mas a Manhã Temática de ontem foi particularmente especial. É que serviu para celebrar também os 20 anos de carreira de Tiago Silva, pelo que foram os seus temas o maior destaque e os que mais animados deixaram quem ouvia e dançava!

Ler mais

Os Ligados às Máquinas foram até Penela atuar para os mais pequenos, mas a verdadeira viagem foi musical!

Makey-Makey até podia ser nome de brinquedo, só que quem nos segue já sabe que se trata do ‘coração’ mecânico dos Ligados às Máquinas (o ‘coração’ verdadeiro são os elementos desta orquestra de samples da APCC): uma placa de hardware que permite que um movimento se ‘transforme’ num som. Mas mesmo não sendo para brincar, o Makey-Makey esteve no centro de uma enorme brincadeira que, no final da semana passada, envolveu cerca de 300 crianças de escolas do município de Penela.

O ponto de encontro foi o Auditório da Biblioteca Municipal e os Ligados às Máquinas foram os anfitriões de uma viagem musical que deixou a plateia entusiasmada. Além do habitual périplo pelo hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta e sons da publicidade ou de séries televisivas, o grupo teve a colaboração dos mais novos para criar peças originais no momento, recorrendo a ‘instrumentos musicais’ feitos com materiais reciclados!

Ler mais

Ligados… aos computadores, na CRITICAL Software!

Habituados a estarem ligados à música e às pessoas, os Ligados às Máquinas tiveram ontem uma nova experiência: ficar ligados… aos computadores! Bem, não foi exatamente assim, mas a verdade é que os membros da orquestra de samples da APCC realizaram uma apresentação na sede da CRITICAL Software, a reconhecida empresa de software e sistemas de informação.

No Fikalab, um espaço onde os colaboradores daquela tecnológica podem desenvolver projetos fora do âmbito da sua atividade profissional, os Ligados às Máquinas apresentarem três dos temas do seu reportório e o professor de música Paulo Jacob pôde explicar um pouco da génese do projeto, mas também da importância da música no quotidiano dos seus elementos e de como encontram ali um lugar de expressão focado nas suas capacidades.

Houve...

Ler mais