Música

Musicoterapeuta da APCC leva experiência dos Ligados às Máquinas a encontro internacional

“O grupo musical como catalisador no processo terapêutico: considerações sobre as suas limitações e potenciais – um estudo de caso”. É este o título da palestra que Paulo Jacob, musicoterapeuta da APCC, fará no XII Encontro Internacional de Musicoterapia (que se realiza no dia 9 de novembro, em Leiria) e que será focada na sua experiência com os Ligados às Máquinas.

O também professor e coordenador do Departamento de Música da APCC partilhará as suas reflexões quanto às possíveis formas como uma experiência eminentemente performativa, como é o caso da vivida naquela orquestra de samples, pode ou não originar intervenções no campo da musicoterapia, em que o trabalho do profissional tem objetivos terapêuticos (facilitar e promover a comunicação, a relação, a aprendizagem, a mobilidade, a expressão e a organização, por exemplo).

Ler mais

Em alegria, a malta da Estudantina veio à APCC e folia foi mesmo coisa que não faltou

Primeiro, anunciou-se que a “Estudantina Passa”, depois deixaram-se conselhos ao Afonso, ainda se cantou sobre uma certa bebida a que chamam traçadinho e até se juntaram muitas dezenas de vozes para elogiar a luz do luar à meia-noite… Estes e outros momentos de belas canções, impressionantes passos de dança e muita alegria marcaram a visita da Estudantina Universitária de Coimbra, ontem, à Quinta da Conraria.

Para os utentes e formandos da APCC foi uma atuação inesquecível: a música tem sempre uma receção entusiástica da sua parte, e quando ela se encontra com as tradições da cidade que todos partilham, de uma forma ou de outra, a alegria é redobrada. Mas também os colaboradores da instituição não resistiram a, pelo menos, acompanhar o ritmo com entusiásticas palmas!

Mas n...

Ler mais

Ligados às Máquinas atuam amanhã no ASSOL Fest, em Oliveira de Frades

Sábado, 6 de julho, será um bom dia para ir a Oliveira de Frades… Desde logo, porque é o segundo dia do ASSOL Fest, uma iniciativa com as características de um festival de Verão que celebra os 30 anos da ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões, e depois porque, entre os artistas que subirão ao palco desse evento, vão estar os Ligados às Máquinas, a orquestra de samples da APCC!

Portanto, já sabe: pelas 18H00, é imperativo estar no Largo da Feira, para não perder um só momento de um concerto inesquecível, em que hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta se cruzam com sons da publicidade ou de séries televisivas, criando uma verdadeira manta de retalhos sonora. As composições apresentadas são originais e criadas com recurso à utilização de samples sonoros escolhidos e recolhidos pelos membros do grupo, de acordo com as suas influências e referências pessoais.

Os Li...

Ler mais

As artes da APCC vão estar no Festival Extremus

O Festival Extremus, que pretende colocar a arte inclusiva em destaque e em reflexão, vai voltar a levar a música, a dança e o teatro a diversos espaços de cultura do Grande Porto e a APCC vai estar representada pela orquestra de samples Ligados às Máquinas, pelo Grupo de Expressão Corporal da URDP 2 e pela coordenadora do Departamento de Expressão Plástica, Suzete Azevedo.

Os músicos dos Ligados às Máquinas, sob a coordenação do professor Paulo Jacob, serão os primeiros a subir ao palco, para apresentar as suas composições originais construídas a partir de samples sonoros, recolhidos de acordo com as preferências e gostos pessoais de cada um. Assim se dá um surpreendente cruzamento de hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta, mas também sons da publicidade ou de séries televisivas. Vai ser na Biblioteca Municipal de Gondomar, no dia 4 de maio, a partir das 16H30.

Ler mais

Celebre a liberdade com os Ligados às Máquinas, em Cantanhede

Os Ligados às Máquinas, a orquestra de samples da APCC, vão subir ao palco para celebrar a liberdade, no próximo dia 27 de abril. Vai ser em Cantanhede, no Salão dos Bombeiros Voluntários, numa atuação integrada no espetáculo “Inclui(-te) pela Música”, que se realiza no âmbito das “Jornadas pela Inclusão” levadas a cabo pelo município local. A entrada é livre e o concerto terá início pelas 21H30.

Esta iniciativa enquadra-se ainda nas comemorações do 25 de Abril organizadas pela Câmara Municipal de Cantanhede, cujo programa inclui várias atividades – nos campos da música, do teatro, da fotografia, do desporto ou dos direitos das pessoas com deficiência – destinadas a sensibilizar os cidadãos relativamente à importância da existência de fatores inclusivos e da eliminação de obstáculos para pessoas que com algum tipo de limitação.

Ler mais