Música

Os Ligados às Máquinas também vão fazer parte da orquestra comunitária ‘Nós 19’!

É a apresentação de uma orquestra comunitária constituída por músicos amadores e profissionais de cada um dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: o concerto ‘Nós 19’ vai acontecer amanhã, dia 12 de janeiro, no Convento São Francisco, e entre as cerca de 200 pessoas que subirão ao palco vão estar quatro membros dos Ligados às Máquinas, a orquestra de samples da APCC.

No primeiro ensaio que envolveu Jorge Arromba, José Miguel Morgado, Sérgio Felício e o professor de música Paulo Jacob, que decorreu ontem na Quinta da Conraria e foi dirigido pelo maestro Tim Steiner, tudo pareceu surgir naturalmente: a vertente eletrónica que os responsáveis pelo espetáculo procuravam nos Ligados às Máquinas ‘encaixou’ de forma prometedora no espírito das obras originais compostas para esta apresentação.

Ler mais

Ligados às Máquinas e não só: Escola Superior de Tecnologia da Saúde assinala Dia das Pessoas com Deficiência com ‘ajuda’ da APCC

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – que se comemora a 3 de dezembro – o Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra está a dinamizar uma semana de atividades de sensibilização da comunidade, que conta com a participação da orquestra de samples Ligados às Máquinas e de Teresa Vendeiro, utente e atual colaboradora da APCC.

Assim, já amanhã (5 de dezembro), os Ligados às Máquinas apresentar-se-ão ao vivo no Auditório João Gil daquela instituição de ensino, a partir das 11H00. Será uma oportunidade para ver ou rever este coletivo da APCC, único no seu género, que cruza vários estilos musicais, mas também sons da publicidade e séries televisivas, para criar composições originais que são verdadeiras mantas de retalhos sonoras. Esta iniciativa prevê ainda a atuação do grupo Dó Ré Mi, da Associação Cavalo Azul.

Ler mais

Os 5ª Punkada têm uma nova formação: o Jorge e o Miguel juntaram-se ao Fausto, à Fátima e ao Paulo!

Entre os ensaios e a escrita de canções na Quinta da Conraria, aos espetáculos ao vivo que já os levaram a vários pontos de Portugal e até ao estrangeiro, os 5ª Punkada vivem há décadas o sonho do rock. ‘Liderada’ desde o início por Fausto Sousa e contando há vários anos com os também já ‘veteranos’ Fátima Pinho e Paulo Jacob (musicoterapeuta e professor de música), a banda pop/rock da APCC tem uma composição renovada, com a entrada de Jorge Maleiro e Miguel Duarte.

A nova formação – que se dá agora a conhecer pela primeira vez – trouxe uma energia rejuvenescida ao grupo e, além das interpretações atualizadas que foram sendo encontradas para os temas mais antigos, são já várias as canções a nascer das dinâmicas do atual quinteto. E quem quiser perceber como se cria no seio dos 5ª Punkada, pode assistir a este vídeo de um dos últimos ensaios!

Ler mais

Parceiros de projeto europeu sobre utilização das TIC na educação musical reuniram em Coimbra (e até puderam escutar os Ligados às Máquinas)

Desde o início de 2017 que a APCC e outras oito organizações europeias têm vindo a trabalhar em conjunto no projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical”, com o propósito de promover formas de aprendizagem mais eficientes através da utilização da tecnologia no ensino da música. Neste âmbito, teve lugar no final da passada semana, em Coimbra, a reunião final da iniciativa, que juntou representantes de todos os parceiros refletiram sobre o trabalho realizado.

A ocasião serviu refletir sobre as ações levadas a cabo e também para apresentar o trabalho desenvolvido pela APCC neste contexto – as estratégias e os recursos utilizados pela incorporar a tecnologia nas vertentes terapêutica, recreativa, educacional e artística da abordagem à música na instituição – o que permitiu, por exemplo, que os participantes no encontro assistissem a um ensaio dos Ligados às Máquinas, a orquestra de samples cujos membros apresentam as suas composições originais fazendo ‘disparar’ amostras sonoras (de canções ou de sons da televisão e da publicidade) utilizando o corpo da forma mais conveniente a cada um, utilizando um hardware específico.

Ler mais

A história do Márcio, da Rita, dos Paulos e do Pedro ‘deu’ à jornalista Liliana Carona o Prémio Adriano Lucas

Sabia que Salvador Sobral não foi o primeiro português a vencer um Festival Europeu da Canção? A história surpreendeu a jornalista Liliana Carona, que decidiu que tinha de partilhá-la. A reportagem que escreveu viria a dar-lhe a vitória no Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, que recebeu na passada sexta-feira, na sede da APCC, na presença dos seus protagonistas e do presidente da Direção da Associação, Antonino Silvestre, bem como de representantes das entidades promotoras da distinção.

Mas que protagonistas são estes e qual é afinal a sua história, contada na reportagem “Antes do Salvador”? Os factos contam-se em poucas palavras: em 2005, Márcio Reis e Rita Joana venceram o Festival Europeu da Canção para a Pessoa com Deficiência Mental com o tema “Maior que o Mundo” e, em 2014, foram Paulo Jesus, Pedro Falcão, Paulo Casal e Márcio Reis os vencedores, com a canção “Mundo de Contradições” (e todos eles eram utentes da APCC).

No tr...

Ler mais