Música

Ligados às Máquinas atuam amanhã no ASSOL Fest, em Oliveira de Frades

Sábado, 6 de julho, será um bom dia para ir a Oliveira de Frades… Desde logo, porque é o segundo dia do ASSOL Fest, uma iniciativa com as características de um festival de Verão que celebra os 30 anos da ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões, e depois porque, entre os artistas que subirão ao palco desse evento, vão estar os Ligados às Máquinas, a orquestra de samples da APCC!

Portanto, já sabe: pelas 18H00, é imperativo estar no Largo da Feira, para não perder um só momento de um concerto inesquecível, em que hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta se cruzam com sons da publicidade ou de séries televisivas, criando uma verdadeira manta de retalhos sonora. As composições apresentadas são originais e criadas com recurso à utilização de samples sonoros escolhidos e recolhidos pelos membros do grupo, de acordo com as suas influências e referências pessoais.

Os Li...

Ler mais

As artes da APCC vão estar no Festival Extremus

O Festival Extremus, que pretende colocar a arte inclusiva em destaque e em reflexão, vai voltar a levar a música, a dança e o teatro a diversos espaços de cultura do Grande Porto e a APCC vai estar representada pela orquestra de samples Ligados às Máquinas, pelo Grupo de Expressão Corporal da URDP 2 e pela coordenadora do Departamento de Expressão Plástica, Suzete Azevedo.

Os músicos dos Ligados às Máquinas, sob a coordenação do professor Paulo Jacob, serão os primeiros a subir ao palco, para apresentar as suas composições originais construídas a partir de samples sonoros, recolhidos de acordo com as preferências e gostos pessoais de cada um. Assim se dá um surpreendente cruzamento de hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta, mas também sons da publicidade ou de séries televisivas. Vai ser na Biblioteca Municipal de Gondomar, no dia 4 de maio, a partir das 16H30.

Ler mais

Celebre a liberdade com os Ligados às Máquinas, em Cantanhede

Os Ligados às Máquinas, a orquestra de samples da APCC, vão subir ao palco para celebrar a liberdade, no próximo dia 27 de abril. Vai ser em Cantanhede, no Salão dos Bombeiros Voluntários, numa atuação integrada no espetáculo “Inclui(-te) pela Música”, que se realiza no âmbito das “Jornadas pela Inclusão” levadas a cabo pelo município local. A entrada é livre e o concerto terá início pelas 21H30.

Esta iniciativa enquadra-se ainda nas comemorações do 25 de Abril organizadas pela Câmara Municipal de Cantanhede, cujo programa inclui várias atividades – nos campos da música, do teatro, da fotografia, do desporto ou dos direitos das pessoas com deficiência – destinadas a sensibilizar os cidadãos relativamente à importância da existência de fatores inclusivos e da eliminação de obstáculos para pessoas que com algum tipo de limitação.

Ler mais

Ligados às Máquinas ligam-se aos alunos de jazz do Conservatório em concerto e ateliê abertos ao público

O que resultaria de um diálogo, necessariamente musical, entre os membros dos Ligados às Máquinas – a orquestra de samples da APCC – e os alunos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra? Esta é uma pergunta que não precisa de ser retórica nem de ficar dependente da imaginação de quem lhe tentar responder: na próxima sexta-feira, 12 de abril, ela será respondida em dois momentos diferentes.

O último, que é o de maior dimensão, será durante o Concerto Final da 7ª Semana Aberta do Jazz, que incluirá a apresentação de uma composição musical construída pelo Ligados às Máquinas e por 40 estudantes do referido curso. É para ver e ouvir no Grande Auditório do Conservatório, a partir das 21H30. A entrada é livre, podendo os bilhetes ser desde já levantados no local.

Ler mais

O que acontece quando juntamos o DJ Punk e as crianças da Escola Básica da APCC? Uma festa sem igual!

A música já faz parte da vida dos alunos da Escola Básica da APCC, com aulas regulares ou sessões de musicoterapia, em que participam de forma entusiástica e, porque não dizê-lo, apaixonada… Mas, na passada sexta-feira, a música foi outra: o DJ Punk veio até ao Centro de Reabilitação e encheu a Sala do Recreio de ritmos alegres, que não deram outra hipótese a ninguém que não fosse dançar!

Para as crianças, foi uma verdadeira festa, motivo e pretexto para se soltarem e divertirem sem restrições… e até descobrimos alguns inesperados bailarinos com inopinados e surpreendentes passos de dança! Mas para o DJ Punk – o inimitável Fausto Sousa, também vocalista do grupo pop/rock 5ª Punkada – foi igualmente um momento especial, com um público completamente em delírio com a música que passava.

Quem também...

Ler mais