fbpx

Documentário sobre digressão europeia dos 5ª Punkada vence secção IndieMusic do festival IndieLisboa!

A busca pela liberdade, a força imensurável do espírito humano, vontade de fazer, de criar e de partilhar com outros. Esta poderia ser uma descrição do que têm sido 30 anos de carreira dos 5ª Punkada, mas faz antes parte da justificação do júri do IndieLisboa para atribuir a “Com amor, Medo” – o documentário de Telmo Soares sobre a digressão europeia que a banda pop/rock da APCC realizou em 2023 – o Prémio IndieMusic da edição deste ano daquele festival internacional de cinema.

O anúncio foi feito no passado sábado, tendo o filme sido destacado ainda pela «sua estética, pela beleza da filmagem e enquadramentos que revelam maturidade artística atrás da câmara». Concorrendo numa secção que foca a ligação entre o cinema e a música, “Com amor, Medo” foi ainda aplaudido enquanto exemplo da «música como ato incessante de coragem num mundo de obstáculos contínuos» e prova de que «com a força do rock, atitude punk e muito amor, tudo é possível»!

Retratando a passagem dos 5ª Punkada por palcos da Chéquia, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo (no âmbito do projeto “Stage 4 Everyone”, que juntou a APCC, Omnichord e Ccer Mais e foi apoiado pelo programa MusicAIRE da Europa Criativa), o documentário revela ainda imagens dos bastidores e dá também voz a artistas e profissionais com deficiência, associações que trabalham na área e gestores de espaços musicais. Na secção IndieMusic do IndieLisboa, foi ‘acompanhado’ por filmes com ou sobre C. Tangana, Fado Bicha, Fugazi, June Carter, Lil Nas X, Miriam Makeba, Paul Simon ou The Birthday Party,entre outros.

“Com amor, Medo” é o segundo documentário sobre os 5ª Punkada realizado por Telmo Soares e produzido pela Casota Collective, depois de “Somos Punks ou Não?”, de 2022, sobre o processo de gravação e lançamento do primeiro disco do grupo. Esse filme viria a ser escolhido para exibição no festival WOMEX 2022 e no Festival Política 2023, e algumas das suas imagens foram usadas no videoclipe do tema “Blues da Quinta”, que foi nomeado para os Play – Prémios da Música Portuguesa.

Os 5ª Punkada são atualmente constituídos por Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob. Fundados em 1993, na APCC, contam no currículo com mais de 300 atuações ao vivo, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Vão editar em julho, pela Omnichord, o seu segundo disco, do qual já deram a conhecer o single “Diante de Mim”.

São um dos quatro grupos musicais em atividade no âmbito da atividade do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.