fbpx

Festival MATE: musicoterapeuta da APCC aborda em workshop o poder da música na inclusão e participação

A participação, vista como a oportunidade de intervir socialmente independentemente das condições de cada pessoa, é um conceito cada vez mais referenciado quando se fala de inclusão. Paulo Jacob, professor de música e musicoterapeuta na APCC, vai servir-se da sua experiência naquelas áreas, mas também como coordenador e membro dos grupos 5ª Punkada e Ligados às Máquinas, para dinamizar um workshop que questiona o papel da música neste contexto.

“A música como catalisador no processo de participação social” vai ter lugar no dia 11 de outubro, na Sala Brincante da Cena Lusófona, no âmbito de um conjunto de formações (ministradas por profissionais de reconhecido mérito em áreas como a comunicação, acessibilidades, produção de eventos, criação artística ou agenciamento, entre outras) que decorrerão integradas no programa do festival MATE.

Paulo Jacob partirá, em concreto, do exemplo das duas bandas referidas, ambas criadas no seio da APCC: os 5ª Punkada são um grupo pop/rock, com quase 30 anos de carreira e mais de 300 concertos, em Portugal e no estrangeiro, tanto em nome próprio como em parcerias artísticas com instituições e coletivos de referência, tendo editado no final de 2021 o seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?”; os Ligados às Máquinas são uma orquestra de samples, que usa fragmentos sonoros com origem em diversos estilos musicais, mas também na publicidade e na televisão, para criar composições originais e interpretá-las ao vivo.

Os workshops do festival MATE Portugal 2023 – Música, Arte, Tecnologia e Educação (destinados a estudantes ou profissionais), são gratuitos, embora limitados a um número máximo de participantes. A inscrição pode ser feita em www.matefestival.com/workshops_portugal. O festival, que se realiza entre os dias 20 e 24 de outubro, inclui ainda concertos com músicos de várias nacionalidades, palestras, sessões de mentoria e lançamentos de livros.

Os 5ª Punkada e os Ligados às Máquinas são dois dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na APCC, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.