fbpx

Cinco dias e muitos sustos, ou uma jornada de arrepiar na Quinta da Conraria

A Semana dos Arrepios na APCC prolongou-se, na verdade, ao longo de duas semanas, porque começou na passada quarta-feira e só terminou ontem… mas se acham que este foi o facto mais surpreendente daquela atividade realizada na Quinta da Conraria, temos de dizer que houve coisas muito mais inopinadas… e assustadoras! Que o digam os principais envolvidos: os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência!

Nos primeiros três dias, houve em cada manhã histórias fantásticas, cinema arrepiante, cenários misteriosos e culinária BOOH! envolvendo os utentes das Oficinas de Pintura, Escultura, Teatro, Costura, Artes Decorativas e Manualidades, Tecelagem de Almalaguês e Tarefas Produtivas para a Comunidade e da sala URDP2. Todos os grupos experimentaram, assim, diversas formas de serem sobressaltados pela criatividade, assombrados pelos sorrisos ou aturdidos pela imaginação.

Já no primeiro dia desta semana, a diversão aterradora ficou por conta dos utentes da URDP1, sendo certo que se mantiveram elevados os níveis de assombro… E finalmente, ontem, os arrepios foram causados pela saudável competitividade provocada por um Concurso de Abóboras sem Abóboras e pela vontade de dançar ao som de Tiago Silva num Baile Arrepiante (e não vamos fazer referência às bebidas vampíricas que o animaram, porque temos de confessar o medo que sentimos em saber o que seriam verdadeiramente)!

O CACI e o CAARPD são duas das respostas sociais da APCC sediadas na Quinta da Conraria: o primeiro promove a autonomia, a vida independente e a valorização pessoal, enquanto o segundo apoia pessoas que, transitória ou definitivamente, se encontram impossibilitadas de frequentar outro tipo de estruturas.