fbpx

Ligados às Máquinas em vertente dupla no arranque do ciclo “Humanizar com Arte”

A orquestra de samples da APCC, os Ligados às Máquinas, vai ‘inaugurar’ o ciclo de atividades “Humanizar com Arte”, promovido pelo Movimento Cívico Humanizar a Saúde em Coimbra, com uma atuação e a participação num painel de discussão em que, entre os temas abordados, estará a importância do grupo nas vidas e na saúde dos seus elementos. Será no dia 6 de novembro, a partir das 21H00, no Seminário Maior de Coimbra. A entrada é livre e sem necessidade de inscrição prévia.

Esta sessão, com o tema “Deficiência e Saúde”, terá como principal objetivo debater a qualidade dos serviços de saúde prestados a pessoas com incapacidades ou deficiência, partilhando bons exemplos e descrevendo alguns constrangimentos que precisam ser ultrapassados. A performance dos Ligados às Máquinas permitirá também refletir em particular, através do exemplo apresentado in loco, sobre o papel da música e da criatividade na melhoria da qualidade de vida daquelas pessoas.

Os Ligados às Máquinas são um projeto musical de originais, construídos através da combinação de amostras sonoras, escolhidas e recolhidas pelos seus membros. Cruzam hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta e sons da publicidade ou de séries televisivas, criando uma verdadeira manta de retalhos musical. Já se apresentaram ao vivo em vários pontos do país, através de espetáculos em nome próprio ou da participação em projetos colaborativos.

O ciclo “Humanizar com Arte” é um conjunto de sessões mensais que se pretende que sejam, simultaneamente, um tempo de expressão artística e de debate sobre a humanização em Saúde. É organizado pelo Movimento Cívico Humanizar a Saúde em Coimbra, constituído por diversas personalidades preocupadas com a humanização dos cuidados de saúde prestados na cidade, com o propósito promover a sua melhoria através de múltiplas iniciativas.

A música é uma das várias áreas do campo artístico dinamizadas na APCC, com quatro grupos atualmente em atividade. No âmbito do Departamento de Música, o trabalho desenvolve-se também através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.