fbpx

APCC explica em congresso sobre inclusão socioprofissional como atua na área da empregabilidade

A experiência da APCC na integração socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade, nomeadamente, o trabalho levado a cabo pela área de Formação Prática em Contexto de Trabalho e pelo Centro de Recursos Local com o objetivo de promover a empregabilidade, vai ser abordada no Congresso Internacional da Inclusão Socioprofissional, organizado pela FORMEM e que vai decorrer nos dias 22 e 23 de novembro.

Rita Elias e Tânia Raposo, que integram as equipas de colocação no mercado de trabalho da Associação, vão falar sobre simbiose na integração socioprofissional, dando conta de casos práticos decorrentes da sua atividade e das estratégias que desenvolvem nesse contexto. Será no primeiro dia do encontro, a partir das 14H00, num painel dedicado ao tema “Flexibilidade e adaptabilidade da Formação e dos apoios ao emprego de pessoas com deficiência”.

A APCC trabalha no sentido da promoção da empregabilidade numa dupla vertente: complementando, no âmbito da Formação Profissional (medida de Qualificação de Pessoas com Deficiências e Incapacidades), a oferta formativa com experiências que permitam desenvolver conhecimentos e competências correspondentes a postos de trabalho a ocupar; e realizando intervenções técnicas de apoio aos centros de emprego, junto de beneficiários e empregadores, visando a colocação no mercado de trabalho.

O Congresso Internacional da Inclusão Socioprofissional pretende debater o estado da arte e perspetivas futuras da inclusão socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidades. É organizado pela FORMEM – Federação Portuguesa da Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, com o apoio da Fundação Millenium BCP e do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, e vai ser realizado no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. O programa completo e as inscrições estão disponíveis em www.formem.org.pt/pt/congresso-internacional.