fbpx

Projeto Estúdio de volta à Almedina Estádio, desta vez para uma “Oficina com Luz Própria”

O Projeto Estúdio vai apresentar uma “Oficina com Luz Própria”, no próximo dia 29 de novembro. Em sessão dupla (10H00 e 11H00) na livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, o público – clientes da loja ou todos aqueles que ali se desloquem propositadamente para descobrir o que acontece quando a noite cai, dentro ou fora de nós – será convidado a não só assistir, mas também a fazer parte desta performance.

Com este espetáculo-oficina, de entrada livre, aquele grupo de teatro da APCC pretende continuar a estabelecer um contacto próximo com os espetadores, à semelhança do que tem acontecido ao longo do seu percurso. Tomando inspiração no livro “Noturnos”, de Lucas Riera e Ángel Svoboda (uma sugestão da própria livraria onde agora se dará esta estreia), “Oficina com Luz Própria” tratará de apresentar animais de luz que escolhem uma parte do corpo para ter luz própria e de colocar uma questão essencial: E tu, também és um animal de luz?

Assim será dado início a “Uma sombra é para…”, um programa com reticências em torno da ideia e do(s) significado(s) de sombra, delineado pelo Projeto Estúdio para ser acrescentado por diversos parceiros, entre os quais as três livrarias – em que se incluem ainda a Casa Castelo e a Faz de Conto – com as quais agora se reforça uma colaboração iniciada no ano passado. Deste programa, em que serão trabalhados os conceitos centrais de comunidade, criação e fruição, resultarão ainda outros espetáculos-oficinas e produtos multimédia.

No currículo do Projeto Estúdio (coordenado pela atriz e professora de teatro Adriana Campos), “Uma sombra é para…” sucede ao ciclo ‘Primaverar’ e ao projeto “FLORescente”, em que pela primeira vez o grupo procurou inspiração na literatura para criar espetáculos que foram apresentados nas livrarias que acolhiam os livros que os influenciaram. Antes disso, o Projeto Estúdio foi responsável pela ‘abertura’ da Loja de Vender Poetas e da Loja de Vender FI e criou “Cem linhas”, um espetáculo que foi também um livro.

O Projeto Estúdio é um dos dois grupos teatrais em atividade na APCC, sendo o teatro uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da Associação enquanto promotora da inclusão social. É desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da instituição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.