fbpx

Município de Anadia volta a reconhecer mérito desportivo da triciclista Sandra Semedo

Pela segunda vez na carreira, a atleta Sandra Semedo recebeu um Prémio de Mérito Desportivo do Município de Anadia, repetindo uma distinção que já havia alcançado em 2019. A entrega do galardão, respeitante à época 2022/2023, aconteceu ontem, no âmbito da Gala de Desporto organizada pela autarquia daquela cidade do distrito de Aveiro, que decorreu no Cineteatro Anadia.

Na época passada, a triciclista da APCC sagrou-se campeã nacional dos 100, 400 e 800 metros da classe RR2, o que lhe permitiu chegar a um total de 34 títulos já conquistados. Em termos internacionais, conquistou ainda três medalhas nos Jogos Mundiais da IWAS e uma na Taça Internacional de Tricicleta. Por estes resultados, a atleta residente em Anadia havia já recebido (igualmente pela segunda vez) o Prémio Mérito Desportivo do Jornal da Bairrada.

Sandra Semedo tem 35 anos, começou a praticar tricicleta em 2012 e realizou todo o seu percurso desportivo na APCC, tendo como treinadora Ana Nunes (atual selecionadora nacional). Já conquistou 16 medalhas em grandes competições continentais e intercontinentais e, além das distinções atrás referidas, recebeu ainda o Prémio Atleta Internacional da ADAC – Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (2019 e 2023) e a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Coimbra (2023). Entre 2018 e 2019, foi embaixadora da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto.

Com a realização da Gala de Desporto – Reconhecimento de Mérito Desportivo, o Município de Anadia pretendeu destacar atletas, treinadores, dirigentes, equipas e organizações diversas, de todas as modalidades e respetivas disciplinas (em todos os escalões masculinos e femininos), que tenham desempenhado um papel extraordinariamente relevante e que, dessa forma, tenham contribuído para a promoção e o desenvolvimento do desporto.

A tricicleta é uma disciplina do atletismo adaptado em que os atletas correm com os pés, sentados num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.