fbpx

5ª Punkada continuam a celebrar os 30 anos e começam 2024 com um regresso a Leiria

A relação dos 5ª Punkada com Leiria e com o Teatro José Lúcio da Silva é especial: por exemplo, foi lá que tocaram, em 2011, uma versão dos Mão Morta que ainda hoje é recordada por quem teve a oportunidade de assistir, ou que, no final 2021, apresentaram o seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?», com um concerto que antecipou uma digressão por vários outros palcos nacionais. E agora, dois anos depois desta última data, a banda pop/rock da APCC está de volta à cidade…

A atuação pode ser apresentada de vários ângulos – o primeiro espetáculo do grupo em 2024, a continuação das celebrações do 30.º aniversário que completaram no ano passado, uma oportunidade para escutar o novo single “Diante de Mim” e mais alguns temas do disco em que já estão a trabalhar – mas o importante a reter é mesmo que o concerto vai ser no dia 13 de janeiro, a partir das 21H30, e contará com os convidados Surma, Victor Torpedo e Rui Gaspar.

Será também uma oportunidade para ver o documentário, da responsabilidade da Casota Collective, sobre a recente digressão europeia dos 5ª Punkada, com imagens dos espetáculos em Portugal, Chéquia, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo, mas também dos bastidores e testemunhos de artistas e profissionais com deficiência, associações que trabalham na área e gestores de espaços musicais. Este concerto está inserido na programação da 6.ª edição do festival Clap Your Hands e os bilhetes estão à venda em www.teatrojlsilva.pt/evento/clap-your-hands-5a-punkada.

Os 5ª Punkada são atualmente constituídos por Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra e voz). Fundados em 1993, na APCC, contam no currículo com mais de 300 atuações ao vivo, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Estão presentemente a gravar o segundo disco, que será lançado no início deste ano pela Omnichord.

São um dos quatro grupos musicais em atividade no âmbito da atividade do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.