fbpx

Novo ano trouxe mais um Almoço Temático… e desta vez foi digno de reis!

E o primeiro Almoço Temático da APCC em 2024 foi dedicado… aos Reis, tendo em conta que janeiro é o mês em que se dão por encerradas as celebrações natalícias e se celebra a visita dos três Reis Magos como símbolo do começo de um novo ciclo. Mas se cada início de ano é uma oportunidade para encarar a mudança, há coisa que desejamos mesmo que nunca se alterem, como o cuidado e a qualidade que a Formação Profissional sempre assegura nesta atividade!

Ontem houve uma prova disso mesmo, com a Sala do Redondo da Quinta da Conraria a receber uma experiência gastronómica digna… de reis! E embora não seja possível transmitir, nem por palavras, nem por imagens, exatamente quão saboroso tudo estava, podemos pelo menos tentar abrir o apetite deixando a ementa: para entrada, rissóis de legumes e coroa de alheira; depois, foi servido um creme de legumes e arroz de cogumelos; como sobremesas, tivemos galette de rois (uma tarte folhada com creme de amêndoa) e arroz doce.

E como também sempre acontece, foi tudo resultado de um grande trabalho de equipa! Assim, este Almoço Temático foi realizado pelo grupo de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a), sob orientação da formadora Eugénia Luís, e servido pelo curso de Empregado(a) de Mesa, sob orientação da formadora Clara Godinho. Mas também é importante enaltecer a atenção ao pormenor colocada na decoração pelas formadoras Maria João Mariz e Clara Godinho, com a colaboração do formador Ricardo Pereira no tratamento da madeira utilizada, tudo sob a organização da equipa de coordenação pedagógica: Cláudia Ventura e Joana Simões.

Os Almoços Temáticos da Formação Profissional da APCC visam enriquecer o percurso dos formandos, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar e praticar todos os aspetos envolvidos na organização de uma refeição para um grupo alargado de pessoas. Desde a seleção da ementa até à confeção dos pratos, ao serviço e à decoração do espaço, assumem a responsabilidade por cada detalhe, preparando-se dessa forma para os desafios do mundo do trabalho nas respetivas áreas.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.