fbpx

Estreias promissoras e uma mão-cheia de medalhas no Torneio de Novos Talentos de Boccia

No último fim de semana, o boccia da APCC esteve apostado em olhar para o futuro! Porque o Departamento de Educação Física e Desporto marcou presença em mais um Torneio de Novos Talentos e, sobretudo, porque este evento marcou a estreia de duas atletas! A Beatriz Ferrão e a Madalena Bizarro experimentaram, assim, pela primeira vez as sensações competitivas, tendo sido ‘apadrinhadas’ pela Ana Laura Ferreira e o Bernardo Coelho, também eles dois jovens jogadores, mas já com um histórico importante de participação em provas.

E se o ambiente já era positivo por estes motivos, ainda mais ficou quando, feitas as contas, a comitiva da Associação pôde viajar de Felgueiras para Coimbra com cinco medalhas na bagagem! No concurso de skills Sub-21, o Bernardo (classe BC1) chegou ao ouro e a Ana Laura (BC3) à prata, enquanto que, em Sub-13, a Madalena e a Beatriz (BC2) alcançaram a prata e o bronze, respetivamente. E a Madalena ainda conquistou mais uma medalha, ao terminar a prova individual de Sub-13 na 3.ª posição.

E como, no início deste texto, falámos de ‘reforços’ para o boccia da APCC, não podemos deixar de referir que também os houve fora do campo: é verdade que as famílias já eram muito importantes no acompanhamento dos atletas – tanto enquanto parceiros de competição, como a incentivar durante os jogos – mas agora, com o crescimento do número de jogadores, há ainda mais apoio a partir das bancadas, mostrando que o espírito de equipa está cada vez mais forte!

O Torneio de Novos Talentos de Boccia Sub-13 e Sub-21 2023/2024 teve lugar nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Idães, em Felgueiras. Participaram 28 atletas, em representação de sete clubes e associações. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.