fbpx

Juntos pela tricicleta: Encontro Nacional contou com a presença de quatro atletas da APCC

Os Encontros Nacionais de Tricicleta são sempre momentos especiais em cada época daquela disciplina, por permitiram que, sem intuitos competitivos, atletas e treinadores se reúnam e façam uma avaliação do momento de forma, através de corridas em que cada um só corre, de facto, contra o cronómetro. E ontem, em Viseu, teve lugar mais um desses eventos, com a APCC a fazer-se representar por quatro triciclistas: António Sequeira, João Vaz, Mariana Amado e Sandra Semedo.

Cada um participou em pelo menos uma corrida, mas aproveitou também para – e isto não é menos importante – confraternizar com os habituais rivais nas competições nacionais, num ambiente saudável que, como sempre, serviu também de motivador para o esforço que cada um deles coloca na sua prática desportiva. Uma observadora particularmente atenta desta dinâmica (e das folhas com os tempos registados…) foi Ana Nunes, selecionadora nacional e treinadora da APCC.

O 2.º Encontro Nacional de Tricicleta 2023/2024 decorreu no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu, e foi organizada pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Associação Mover Viseu e do Instituto Português do desporto e Juventude. Participaram 11 atletas, em representação de quatro clubes e instituições.

Paralelamente, decorreu ainda a atividade “Pedalar Sem Limites”, para a qual foram convidadas instituições do distrito de Viseu no sentido de, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, poderem experimentar disciplinas como o triciclo, handbike e lançamento de club, além da tricicleta.

A tricicleta é uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Existe na APCC há quase duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.