fbpx

Inaugurada a Cafetaria da Casa da Mutualidade: parceria entre a APCC e A Previdência Portuguesa cria espaço de participação e inclusão

Foi ontem inaugurada a Cafetaria da Casa da Mutualidade, cujo serviço vai ser assegurado por utentes da APCC, numa parceria com A Previdência Portuguesa que garante uma nova oferta na Cidade, pretendendo em particular contribuir para dar uma nova vida à Baixa, mas também envia uma mensagem clara à sociedade sobre a importância de criar oportunidades para a participação social das pessoas com deficiência.

A Cafetaria está já em funcionamento, nos dias úteis entre as 09H30 e as 15H30, com ofertas que incluem bebidas quentes, águas, bolos, bolachas e biscoitos, algumas das quais produzidas na própria APCC. O convite é para que desfrute de um momento tranquilo, num espaço muito agradável e com um atendimento de excelência, ao mesmo tempo se associa a um projeto assente em valores como a inclusão e a responsabilidade social.

E, até ao final do mês de fevereiro, pode aproveitar ainda para ver a Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC, patente naquele espaço, que reúne cerca de 30 obras realizadas no âmbito da atividade do Departamento de Artes Plásticas. Criadas pelos utentes que frequentam as Oficinas de Pintura e de Escultura, são o resultado do trabalho que tem sido levado a cabo no sentido de os integrar nos circuitos ‘normalizados’ da produção artística, recusando dessa forma rótulos como ‘arte inclusiva’.

A cerimónia de ontem – em que o corte da fita inaugural ficou a cargo de Carlos Condesso, presidente da Direção da APCC, e António Martins de Oliveira, presidente do Conselho de Administração d’A Previdência Portuguesa – marcou mais uma fase da colaboração entre as duas entidades, no seguimento do protocolo assinado no passado mês de janeiro. Pode associar-se a esta parceria também através da subscrição de uma solução de poupança atuarial d’A Previdência Portuguesa, no âmbito de uma campanha que faz reverter 1% do valor subscrito para a APCC.

A Casa da Mutualidade (localizada na Rua Dr. Manuel Rodrigues, n.º 5) acolhe as valências de Centro de Mutualismo, Galeria de Arte e Cafetaria. Foi criada no domínio da atividade d’A Previdência Portuguesa, uma associação mutualista que desenvolve soluções de poupança e que, com 95 anos recentemente celebrados, é uma instituição de referência, sendo a única associação mutualista em Coimbra. Tendo como valores fundamentais a entreajuda, a solidariedade e a partilha, a instituição compreende que tem, também, a missão de sensibilizar a sociedade civil, cidadãos e instituições para que se possa dar uma resposta conjunta para a inclusão de todos na sociedade ativa, sem distinção.

Para a APCC, o estabelecimento deste tipo de parcerias com diferentes atores da sociedade está alinhado com a sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade. Além do intuito de inovar e melhorar os serviços prestados, visa em particular gerar valor acrescentado para todos os envolvidos, impactando os utentes e as suas famílias, bem como a comunidade.