fbpx

Exposição Coletiva de Artes Plásticas: até 29 de fevereiro, pode conhecer na Casa da Mutualidade alguns dos artistas da APCC

São cerca de 30 obras, agora reunidas numa exposição coletiva e que permitem percorrer a última década das artes plásticas na APCC. Até 29 de fevereiro, a Casa da Mutualidade volta a receber uma exposição coletiva de artes plásticas que abrange as áreas da pintura e da escultura e (re)apresenta alguns dos artistas que desenvolvem a sua atividade criativa na Associação e as suas formas, eminentemente pessoais, de observar o mundo e de o (re)organizar.

No caso da pintura, está representada a última década e algumas das coleções em que, nesse período de tempo, os utentes tiveram a oportunidade de trabalhar e que abarcaram temas como o corpo, o retrato ou a paisagem, entre outros. Já as peças escultóricas patentes permitem conhecer em particular o momento atual do trabalho neste campo, inclusive até através da revelação de diferentes etapas do processo criativo antes de chegar ao produto artístico finalizado.

A Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC na Galeria de Arte da Casa da Mutualidade pode ser visitada na Rua Dr. Manuel Rodrigues n.º 5, nos dias úteis entre as 10H00 e as 18H30 e aos sábados entre as 10H00 e as 13H00. Esta exposição, realizada em parceria com A Previdência Portuguesa, está integrada na programação daquele espaço cultural, cuja curadoria está a cargo de Victor Costa.

O conjunto das obras apresentadas – criadas nas Oficinas de Pintura e de Escultura da APCC – acaba por ser o resultado do trabalho que tem vindo a ser levado a cabo pelo Departamento de Artes Plásticas, no sentido de integrar os utentes nos circuitos ‘normalizados’ da produção artística, recusando dessa forma rótulos como ‘arte inclusiva’. Pode conhecer este trabalho também no Instagram, sendo a aquisição das obras feita através do envio de uma mensagem para o mail suzete.azevedo@apc-coimbra.pt, que pode utilizar igualmente para obter mais informações.

Ao visitar a Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC, pode aproveitar para usufruir também do serviço da Cafetaria da Casa da Mutualidade, que é agora assegurado por utentes da Associação. Está em funcionamento nos dias úteis entre as 09H30 e as 15H30, com ofertas que incluem bebidas quentes, águas, bolos, bolachas e biscoitos, algumas das quais produzidas na própria APCC.

Na APCC, a Arte é encarada com o grande propósito da expressão, da comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e da edificação de ideias político-sociais. São, de resto, várias as atividades de índole artística desenvolvidas na Associação, não só no campo das artes plásticas, mas também da música e do teatro. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.