fbpx

Artes Plásticas

Ricardo Rebola, artista em nome próprio (e da APCC), inaugura exposição em Lagos

Ricardo Rebola nasceu em Coimbra há 49 anos e encontrou a sua vocação nos ateliês de expressão plástica da APCC, tendo vindo a desenvolver uma vasta obra. Agora, acrescendo à atividade criativa que desenvolve na instituição, torna-se também num artista a expor em nome próprio, com “Portefólio #02”, que será inaugurada no dia 24 de abril, pelas 18H00, no LAC – Laboratório de Actividades Criativas, em Lagos.

Esta mostra reúne um conjunto diverso de trabalhos de Ricardo Rebola, que, depois de ter começado pela representação da sua cidade, descobriu a sua personalidade artística na representação da figura humana, nas naturezas mortas e nas paisagens. Mais recentemente, aprofundou a capacidade excêntrica no uso do pastel, tomando o exagero como traço distintivo e mudando a aparência exata do real, surpreendendo amiúde com essa plasticidade.

Ler mais

Exposição Coletiva de Artes Plásticas: até 29 de fevereiro, pode conhecer na Casa da Mutualidade alguns dos artistas da APCC

São cerca de 30 obras, agora reunidas numa exposição coletiva e que permitem percorrer a última década das artes plásticas na APCC. Até 29 de fevereiro, a Casa da Mutualidade volta a receber uma exposição coletiva de artes plásticas que abrange as áreas da pintura e da escultura e (re)apresenta alguns dos artistas que desenvolvem a sua atividade criativa na Associação e as suas formas, eminentemente pessoais, de observar o mundo e de o (re)organizar.

No caso da pintura, está representada a última década e algumas das coleções em que, nesse período de tempo, os utentes tiveram a oportunidade de trabalhar e que abarcaram temas como o corpo, o retrato ou a paisagem, entre outros. Já as peças escultóricas patentes permitem conhecer em particular o momento atual do trabalho neste campo, inclusive até através da revelação de diferentes etapas do processo criativo antes de chegar ao produto artístico finalizado.

Ler mais

Obras de 34 artistas da APCC em exposição na Casa da Mutualidade até 4 de setembro

Esculturas, desenhos e pinturas da autoria de 34 artistas que exercem a sua atividade na APCC estão, desde ontem, expostas da Casa da Mutualidade, dando assim aos visitantes a possibilidade de conhecer outras tantas identidades e universos criativos que têm em comum a ideia de que a condição orgânica do indivíduo não o limita, antes contribui para a sua multidimensionalidade pessoal, social e artística.

Na inauguração da Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC, foi vincado o seu caráter eminentemente artístico e colaborativo, juntando parceiros que operam em diferentes setores – no caso, a APCC, A Previdência Portuguesa e o festival Luna Fest, em cuja agenda cultural se enquadra – numa parceria que pretende mostrar a toda a sociedade a importância da arte em si mesma, mas também enquanto promotora da participação.

Ler mais

Casa da Mutualidade vai receber exposição de pintura e escultura de artistas da APCC

No âmbito da agenda cultural do festival Luna Fest, em parceria com A Previdência Portuguesa e a APCC, a Casa da Mutualidade inaugura no dia 8 de agosto, às 17H30, a Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC. Aqui estarão reunidas obras de artistas que, exercendo a sua atividade criativa na Associação, se apresentam inscritos em universos em tudo distintos entre si.

Percorrendo diversas correntes da história da Arte, ora aproximando-se, ora afastando-se de obras de referência que quase todos conhecemos, as diferentes peças que agora se exibem são, antes de tudo mais, olhares únicos, formas distintas de observar o mundo e de o (re)organizar. Valem, por isso, pela sua qualidade artística e pela capacidade própria de provocar sensações em quem as observa, ao arrepio de conceitos como ‘arte inclusiva’, em si próprios geradores de exclusão.

Ler mais

Exposição de artistas da APCC em Sever do Vouga já foi inaugurada e vai estar patente até 4 de março

Foi inaugurada no sábado (18 de fevereiro), no Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, a primeira exposição em que artistas que desenvolvem a sua atividade na APCC se apresentam em nome próprio. Além dos artistas em causa – Eugénio Santos, Mário Carvalho, Sara Barros, António Castanheira, Valdemar Cordeiro, Ricardo Rebola, Nelson Pires e Paulo Loureiro – marcaram presença também o presidente da APCC, Carlos Condesso, e os vereadores da Cultura e da Ação Social da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Ricardo Silva e Paula Coutinho, respetivamente.

O enquadramento desta exposição foi dado por Suzete Azevedo e Paulo Ferreira, do Departamento de Artes Plásticas da APCC, que descreveram o percurso de cada um dos oito criadores e a qualidade do seu trabalho, sublinhando a importância desta iniciativa para cada um deles e para as suas carreiras, mas também para o objetivo mais global de lhes permitir, e a outros artistas, entrar no circuito da arte e, dessa forma, combater conceitos que podem ser geradores de exclusão, como o de ‘arte inclusiva’.

Ler mais