fbpx

Nadadores da APCC voltaram do Porto com dois recordes nacionais, seis pessoais e com muita energia para desejar boa sorte à Matilde Gaspar no Mundial

E dois dos grandes destaques da 10.ª edição do Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto surgiram… de Coimbra! A estafeta feminina (constituída pelas atletas Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Matilde Gaspar e Marta Santos) estabeleceu um novo recorde nacional nos 4 X 50 metros estilos em piscina longa – que juntam ao recorde da mesma prova em piscina curta – e a Matilde é a nova recordista nacional dos 800 metros livres!

Estes foram os pontos altos da participação da equipa da APCC (de que fez também parte o Joel Pereira) nesta prova, uma paragem já habitual na época desportiva, mas não foram os únicos: no total, foram obtidas seis novas melhores marcas pessoais! Tudo isto num contexto que foi também uma oportunidade para experimentar provas diferentes das habituais e que permitiram confirmar a boa forma do grupo.

Importa ainda referir que esta foi a última prova da Matilde Gaspar antes de se juntar à Seleção Nacional para participar no Campeonato do Mundo de Natação para Síndrome de Down, que se irá disputar na Turquia, entre 19 e 26 de março. Com estreia marcada para o dia 21, quando disputar os 100 metros livres, no seu programa individual está ainda prevista a participação nos 50 livres, 50, 100 e 200 bruços e 100 mariposa. Será a segunda vez que a Matilde representa Portugal numa grande competição internacional, depois de, no Campeonato da Europa 2023, ter conquistado quatro medalhas.

O X Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto foi disputado nos dias 16 e 17 de março, no Complexo de Piscinas de Campanhã. Estiveram presentes 139 atletas (96 masculinos e 43 femininos), em representação de 17 clubes e instituições. A organização foi da Associação de Natação do Norte de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Ágora.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.