fbpx

Atletas da APCC fizeram demonstração de boccia, em antecipação de torneio internacional que vai ter lugar em Coimbra (e ainda pode vir jogar com eles)

É em Coimbra que vão ser tomadas as decisões finais quanto aos jogadores de boccia que participarão nos Jogos Paralímpicos, com a realização do torneio internacional de qualificação – e não podemos deixar de fazer o convite para que, entre os dias 23 e 27 de março, aproveite esta oportunidade para ver em ação alguns dos melhores do mundo – e a APCC não podia deixar de se associar a esse grande evento! Foi por isso que, durante o dia de ontem, cinco atletas demonstraram, no Alma Shopping, esta emocionante modalidade!

A importante tarefa coube ao campeoníssimo António Marques, com sete participações em Jogos Paralímpicos e outras tantas medalhas (além de uma oitava, no atletismo), ao Bernardo Coelho, ao José Miguel Morgado, à Mariana Silva e ao Ricardo Ferreira, num conjunto de ‘velhas glórias’ e ‘jovens promessas’ do boccia na Associação. Entre o staff que também marcou presença, destaque para Emílio Conceição, que conta no currículo com cinco participações paralímpicas, entre o boccia e o futebol de sete.

Esta demonstração antecedeu a conferência de imprensa de apresentação do torneio, que contou entre os seus participantes com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, que não resistiu a disputar um parcial com o António… e não se saiu nada mal! Hoje e amanhã (21 e 22 de março), outros grupos de jogadores da APCC voltarão ao Alma Shopping, na parte da manhã, para mais sessões de promoção e divulgação, pelo que também poderá juntar-se a eles e experimentar!

O Coimbra 2024 World Boccia Paralympic Qualification Tournament vai decorrer no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, juntando atletas originários de 25 países! No dia 23 de março tem lugar a cerimónia de abertura, com os jogos a realizarem-se entre os dias 24 e 27. A organização é da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto e da World Boccia, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e Câmara Municipal de Coimbra.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.