fbpx

Documentário sobre digressão europeia dos 5ª Punkada vai estar no IndieLisboa

“Com amor, Medo”, o documentário sobre a digressão europeia que os 5ª Punkada realizaram em 2023, faz parte da programação do festival de cinema IndieLisboa, que vai decorrer entre 23 de maio e 2 de junho. «Num mundo em que estamos cada vez mais distantes, conhecemos uma banda que nos tira o tapete e nos ensina empatia. Os 5ª Punkada, numa tour pela Europa, dão-nos a possibilidade de os conhecer intimamente e abrem uma janela para o mundo do artista com deficiência», pode ler-se na sinopse feita pela organização.

Realizado por Telmo Soares e produzido pela Casota Collective, este filme acompanha a banda pop/rock da APCC e os seus membros – Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob – num périplo por diversos palcos da Chéquia, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo, revelando ainda imagens dos bastidores e dando também voz a artistas e profissionais com deficiência, associações que trabalham na área e gestores de espaços musicais.

No IndieLisboa, fará parte da seccão IndieMusic, que foca a ligação entre o cinema e a música e dará particular atenção a produções nacionais. O grupo estará, assim, ‘acompanhado’ por nomes como Fado Bicha, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Paredes ou Ricardo Martins, mas também C. Tangana, The Birthday Party e Miriam Makeba. O festival, um dos mais importantes em Portugal no campo do cinema independente, apresenta ainda secções dedicadas a filmes com temas fraturantes e a cineastas emergentes dos países que constituem a rede Smart 7.

“Com amor, Medo” é o segundo documentário sobre os 5ª Punkada da responsabilidade de Telmo Soares e da Casota Collective, depois de “Somos Punks ou Não?”, de 2022, sobre o processo de gravação e lançamento do primeiro disco da banda. Esse filme viria a ser escolhido para exibição no festival WOMEX 2022 e no Festival Política 2023, e algumas das suas imagens foram usadas no videoclipe do tema “Blues da Quinta”, que foi nomeado para os Play – Prémios da Música Portuguesa.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993, na APCC, e contam no currículo com mais de 300 atuações ao vivo, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Estão presentemente a preparar o segundo disco, que será lançado este ano pela Omnichord e no qual estará incluído o single “Diante de Mim”, que pode escutar em https://bfan.link/diante-de-mim ou ver o lyric video em www.youtube.com/watch?v=B6b7AQZtXOM.

São um dos quatro grupos musicais em atividade no âmbito da atividade do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.