fbpx

Boccia da APCC esteve em Penacova, para reforçar a importância do desporto para todos

Ontem, em Penacova, celebrou-se a prática desportiva para todos! Numa iniciativa do Município de Penacova e do Agrupamento de Escolas Penacova, em que a APCC foi a ‘convidada especial’, decorreu no Pavilhão Multidesportivo Municipal Aniceto Simões um Encontro de Boccia, que proporcionou a diversos alunos a possibilidade de aprender e experimentar esta emocionante modalidade!

Durante toda a manhã, numa atmosfera carregada de entusiasmo, foi possível viver momentos de grande partilha, com o destaque a ir para a participação de dois atletas da Associação que ‘jogavam em casa’: o António Marques e o Ricardo Ferreira, naturais da região e que ajudaram a fazer do boccia, como salientou a vereadora do Desporto, Magda Rodrigues, uma das modalidades mais medalhadas do concelho!… O António, inclusive, com medalhas obtidas em Jogos Paralímpicos!

E através do seu exemplo de compromisso, paixão e superação, foi possível fazer desta uma verdadeira jornada de promoção da universalidade do desporto! A presença da APCC – que, além dos praticantes, levou à deslocação também de técnicos e auxiliares do Departamento de Educação Física e Desporto – permitiu, assim, passar a mensagem da importância de proporcionar a participação social das pessoas com deficiência!

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.