fbpx

No Dia Mundial do Teatro, o Convento São Francisco foi palco (metafórico e real) dos sonhos dos membros do grupo Sala T

O teatro é entretenimento, reflexão e expressão. Tem o poder de educar, inspirar e promover o diálogo. De tudo isto, têm bem noção os elementos do Sala T, um dos grupos de teatro da APCC e, por isso, o dia que também é deles – 27 de março, Dia Mundial do Teatro – foi um de festa e celebração. Que tiveram início com uma visita aos bastidores do Convento São Francisco, ocasião para muitas perguntas e pelo menos outras tantas exclamações de espanto.

O primeiro local de passagem foram os camarins, onde começa a magia do teatro. E onde, como antes de qualquer peça, se falou de superstições e desejos de boa sorte que podem tomar muitas formas (mais ou menos aconselháveis a ouvidos sensíveis), desde que nunca a de «Boa sorte»! De seguida, seguiu-se para a zona de desembarque, local indicado para perceber que, no mundo do espetáculo, importância não rima necessariamente com glamour…

E depois, provavelmente, o momento alto, cenário de todos os sonhos: o palco! Vários elementos deste grupo já sabem o que é ‘pisar as tábuas’, mas também havia quem tenha tido naquele momento a primeira oportunidade para perceber o que acontece por detrás das cortinas… Falou-se de pernas, bambolinas ou conchas acústicas, mas, sobretudo, de tudo o que é necessário para fazer acontecer uma peça de teatro – ou outros espetáculos.

O ponto final da visita foi uma exposição, patente no espaço do Convento São Francisco, sobre a obra do arquiteto Fernando Távora… por essa altura, na Quinta da Conraria, já se preparava tudo para a surpresa que aguardava o Sala T… É que, chegados à Casa do Forno, havia um último momento especial para os seus membros: um almoço do Dia Mundial do Teatro! Porque, afinal, o teatro também é comunidade.

O grupo Sala T existe autonomamente desde 2012, tendo já criado os espetáculos “Manual de Instruções”, “Metamorfose”, “RIMROD”, “Estranha História em Círculo”, “Mim” e “Algo Acontece”. Tem vindo ainda a desenvolver vários projetos na comunidade, nomeadamente com escolas de diferentes graus de ensino, no campo da arte dramática. É um dos dois grupos de teatro atualmente em atividade na APCC.

A área artística constitui uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão e da participação social das pessoas com deficiência. Além do teatro, são desenvolvidas ainda atividades nos campos da expressão plástica e música. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.