fbpx

5ª Punkada na Covilhã, para atuar no âmbito do mais antigo festival de arte urbana de Portugal

Em abril, quem quiser ver os 5ª Punkada ao vivo poderá ir até à Covilhã no dia 21 (ou até chegar mais cedo, no dia anterior) e aproveitar para participar nas diversas atividades promovidas pelo Wool – Covilhã Arte Urbana que decorrem nessa data… Porque a atuação da banda pop/rock da APCC está inserida na celebração de um programa criado pela organização daquele festival para fazer cumprir o direito de todos os cidadãos, sem exceção, à fruição e criação cultural.

Assim, o concerto dos 5ª Punkada terá lugar no Teatro Municipal da Covilhã, a partir das 18H00, sendo certo que do alinhamento farão parte temas do disco de estreia de 2021, “Somos Punks ou Não?”, mas também do novo trabalho que está a ser ultimado e será editado pela Omnichord, ainda este ano. Outra certeza é a de que o repto será o de sempre: Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução! A entrada é gratuita, mediante levantamento dos bilhetes no local.

No mesmo dia, o programa Wool + – Arte Urbana Mais Acessível tem ainda previstas visitas guiadas (com audiodescrição e em tuktuk) ao roteiro de arte urbana Wool. Na véspera, terá lugar a inauguração de um mural comunitário, um debate sobre a participação cultural de pessoas com deficiência e um espetáculo teatral criado pela Terra Amarela. Pode consultar a programação completa e informação sobre inscrições em https://woolmais.org. Este programa tem vindo a ser desenvolvido ao longo deste ano pelo festival Wool, evento criado em 2011 para apresentar a arte urbana como ferramenta capaz de enorme transformação cultural, social, económica e/ou turística numa comunidade e território.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993, na APCC, e contam no currículo com mais de 300 atuações ao vivo, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Constituídos atualmente por Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob, estão a promover o single “Diante de Mim” (para escutar em https://bfan.link/diante-de-mim ou ver o lyric video em www.youtube.com/watch?v=B6b7AQZtXOM), primeiro avanço do seu segundo disco.

São um dos quatro grupos musicais em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.