fbpx

Carolina Lourenço, Matilde Gaspar e Sandra Semedo distinguidas pela Câmara Municipal de Coimbra

Durante a época desportiva 2022/2023, não faltaram motivos para celebrar os atletas da APCC pelas suas vitórias e desempenhos cheios de provas de superação. E, na noite de ontem, três deles estiveram entre os distinguidos da Gala #Coimbra – Mérito no Desporto, em que a Câmara Municipal de Coimbra reconheceu os desportistas que se distinguiram naquele período, nacional e internacionalmente. Assim, pelo Departamento de Educação Física e Desporto, foram homenageadas as nadadoras Carolina Lourenço e Matilde Gaspar e a triciclista Sandra Semedo, que repetiram a distinção que já tinham recebido no ano passado.

E os resultados em causa são, de facto, impressionantes: a Matilde sagrou-se campeã nacional de inverno em três provas e de verão em duas, além de ter conquistado quatro medalhas no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down; a Sandra revalidou o título de campeã nacional em três distâncias e alcançou uma medalha na Taça Internacional de Tricicleta e quatro nos Jogos Mundiais da IWAS; e a Carolina sagrou-se campeã nacional de inverno numa prova.

As três atletas – que foram acompanhadas nesta ocasião pelo presidente da Direção da APCC, Carlos Condesso, e pela treinadora e selecionadora nacional de tricicleta, Ana Nunes – receberam as respetivas distinções das mãos do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes. A cerimónia teve lugar no Convento São Francisco, tendo sido agraciados com a medalha Mérito Desportivo 192 atletas e 25 equipas do concelho.

A natação e a tricicleta são duas das várias modalidades/disciplinas desenvolvidas no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto. Aliás, a prática desportiva ocupa um lugar de grande relevância no quotidiano da APCC – instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência –, com utentes de várias idades a estarem envolvidos tanto ao nível da alta competição, como do lazer e manutenção. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.