fbpx

Inclusão e igualdade de oportunidades: APCC colaborou em projeto europeu para transformar o Ensino Superior

A APCC recebeu ontem o seminário final do projeto “IHES – Inclusive Higher Education System for Students with Intellectual Disabilities”, de que a Associação é parceiro associado e que visou contribuir para a criação de um ambiente de igualdade de oportunidades para estudantes do ensino superior com diversidade funcional, num contexto em que as pessoas com deficiência intelectual ainda são excluídas do ambiente universitário e as políticas setoriais não consolidaram estratégias estruturais para a acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual.

Num encontro que reuniu, na Quinta da Conraria, representantes dos parceiros, convidados da academia e técnicos e utentes da APCC, os participantes analisaram os resultados do projeto – consubstanciados num programa de formação, um manual digital e um conjunto de recomendações – à luz da realidade profissional e pessoal de cada um. Esta discussão representou, portanto, um primeiro passo para a utilização daqueles recursos no que se espera possa vir a ser uma alteração do panorama atual.

Os produtos em causa apresentam uma grande abrangência de estratégias e públicos-alvo no âmbito das temáticas deste projeto: a formação visa a aquisição de competências relacionadas com o empowerment e igualdade de oportunidades de vida das pessoas com deficiência intelectual; o manual apresenta modelos para promover a inclusão e a vida independente dentro da universidade para alunos com deficiência intelectual; e as recomendações, dirigidas a decisores políticos, entre outros, têm o propósito de construir um sistema universitário mais inclusivo.

O projeto “IHES – Inclusive Higher Education System for Students with Intellectual Disabilities” tem como parceiros a Universidade Pablo de Olavide (Espanha), Associação “Paz y Bien” (Espanha), ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), Universidade de Florença (Itália), Pixel (Itália) e Universal Learning Systems (Irlanda), contando com a APCC entre os parceiros associados. É financiado pelo Erasmus+, através do Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE).

Este programa europeu tem vindo a apoiar, aliás, vários projetos desenvolvidos pela APCC, como é o caso do “diversHUBility – percorsi di formazione e di avviamento all’imprenditorialità per persone con disabilità”, “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” ou “SIM – Social Inclusion Marketing”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.