fbpx

APCC no Nacional de Boccia Individual: oito atletas, uma medalha e uma grande lição de desportivismo

Foi com uma comitiva alargada e cheia de talento (com mais ou menos experiência) que a APCC se apresentou em Viseu, para disputar o Campeonato Nacional de Boccia Individual – Masculino e Feminino, que se realizou no passado fim de semana. E foram oito os atletas que vestiram as cores da Associação nesta prova: Ana Laura Ferreira, António Marques, Diogo Peixeiro, Mariana Silva, Raquel Miranda, Ricardo Ferreira, Rui Gomes e Teresa Vendeiro.

Nos resultados, há a destacar a medalha de bronze conquistada pelo António na classe BC1, mais uma a acrescentar a um currículo inigualável! Em tudo o resto, o relevo tem mesmo de ser dado à sempre importante união de toda a comunidade que se reúne em torno do Departamento de Educação Física e Desporto: atletas, técnicos e famílias! Uma união ainda mais importante num contexto em que a competição se dividiu por dois locais diferentes, mas que permitiu que todos os utentes pudessem concentrar-se em dar o seu melhor!

E com este enquadramento, não resistimos a contar um episódio que marcou o fim de semana: num dos jogos do nosso atleta Diogo, o adversário viu-se, por razões inesperadas, sem parceiro de competição… e foi o Paulo Peixeiro, pai e parceiro do Diogo, quem se disponibilizou para acompanhar também esse jogador. Um ato de fair play, verdadeiramente merecedor de um cartão branco, que teve a sua recompensa no final da partida, com um abraço entre os dois que deixou todos emocionados!

O Campeonato Nacional de Boccia Individual – Masculino e Feminino decorreu nos dias 11 e 12 de maio, nos Pavilhões da Escola Infante D. Henrique e do Instituto Politécnico de Viseu. Marcaram presença 61 atletas, em representação de 16 clubes e associações. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Associação Mover Viseu e do Instituto Politécnico de Viseu.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.