fbpx

5ª Punkada vão atuar no Festival Nereida, numa noite em que Coimbra vai ser sinónimo de punk rock

Depois de, no ano passado, terem feito parte da história do Luna Fest, ao participar na primeira edição de sempre daquele festival nascido e criado em Coimbra, os 5ª Punkada voltam agora a andar às voltas no espaço sem sair da sua cidade… Isto porque, no próximo dia 30 de maio, vão atuar no Nereida, que se vai realizar no Jardim da Sereia e marcará o arranque de um conjunto de eventos culturais e musicais que antecipam e permitem fazer o ‘aquecimento’ para o Luna Fest 2024.

Será uma noite de verdadeiro punk rock, na música, mas sobretudo na atitude insubmissa e inconformada dos protagonistas: além dos 5ª Punkada, atuarão também os explosivos The Parkisons. E isto significa que haverá dose dupla de Victor Torpedo: como membro da trupe que partiu de Coimbra para ‘incendiar’ Londres e como convidado já indispensável da banda pop/rock da APCC, em cujo disco de estreia participou e com quem não tem parado de tocar desde então.

E se estes não são já motivos suficientes para que não deixem de estar no segundo dia do festival Nereida (o evento é de entrada livre), deixem-nos dizer que esta será também uma oportunidade para escutar várias canções do segundo disco do grupo, prestes a ser editado pela Omnichord: “Diante de Mim”, o primeiro single, ou “Deserto de Amor”, por exemplo, farão parte de um alinhamento em que não faltarão clássicos como “Blues da Quinta” ou “A Noite Magoa”.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993, na APCC, e contam no currículo com mais de 300 atuações ao vivo, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. São constituídos atualmente por Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob.

São um dos quatro grupos musicais em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.