fbpx

APCC organiza seminário «Inclusão – Educação e Autodeterminação»

Diapositivo 1

Com inscrições abertas

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra organiza, a 28 de setembro, o seminário «Inclusão – Educação e Autodeterminação», iniciativa a decorrer no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

Com inscrições abertas, este seminário tem como público-alvo estudantes, docentes, encarregados de educação, sócios das Associações de Paralisia Cerebral, profissionais de Educação e Formação, de Saúde e Reabilitação, bem como organizações congéneres. A inscrição pode ser feita online, em www.facildeaprender.pt/seminario.html, através do e-mail seminarioinclusao.apcc@gmail.com, do contacto 239 802 820 ou na própria instituição, na Rua Garcia de Orta, Vale das Flores, 3030-188 Coimbra.

No âmbito do seminário, será apresentado à comunidade o projeto da APCC «Fácil de @prender». Seguir-se-á o painel «Inclusão: Política e Prática», com a participação de Cor Meijer (diretor da European Agency for Development in Special Needs Education), Filomena Pereira (diretora dos Serviços de Educação Especial e Apoios Sociais da Direção Geral de Educação) e Manuela Sanches Ferreira (professora e coordenadora do Departamento de Educação Especial da Escola Superior de Educação do Porto), com moderação de Leonor Teixeira (encarregada de educação de aluno com Paralisia Cerebral (PC), presidente da APC Viseu e vice-presidente da Federação das Associações de Paralisia Cerebral (FAPPC)). O painel «Inclusão, Vivência no Quotidiano» iniciará a tarde e contará com a presença de José Patrício (encarregado de educação de aluno com PC, presidente da APC Seixal e representante da FAPPC na Comissão de Acompanhamento dos Centros de Recursos para a Inclusão), Adélia Lopes (diretora do Agrupamento de Escolas de Rainha Santa Isabel, Leiria), Leonel Rocha (vereador do Pelouro de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão) e Manuel Rocha (diretor do Conservatório de Música de Coimbra), com moderação de Pedro Cunha (subdiretor geral da Educação). No «Peço a Palavra pela Inclusão» participarão alunos com PC e a jornalista e editora do Público, Bárbara Wong.


«Fácil de @aprender»: facilitar o acesso à informação

«Fácil de @prender» é um projeto criado no âmbito da educação para a inclusão. Pretende criar uma página online que, dedicada a serviços educativos, permita a alunos, famílias e professores aceder a informação sobre o percurso educativo, formas interativas de comunicar, assim como a conteúdos adaptados às competências.

A APCC é uma instituição particular de solidariedade social cuja missão é promover a inclusão social da pessoa em situação de desvantagem, com especial incidência nos que têm deficiência ou incapacidade.

Programa

Inscrições e mais informações em http://www.facildeaprender.pt/seminario.html