fbpx

Coimbra convidada a participar no «Coimbra a Bombar»

Conferência Coimbra a Bombar

A 1 de outubro em Coimbra

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra organiza, em parceria com o Conservatório de Música de Coimbra e com a Câmara Municipal de Coimbra, a iniciativa «Coimbra a Bombar – Música na Cidade» que, a 1 de outubro, assinalará o Dia Internacional da Música.

Esta iniciativa pretende promover a música como expressão artística e potenciadora da inclusão social e da animação cultural. Estão previstas diversas iniciativas que animarão vários locais da cidade, das 10h00 às 00h00.

Tratar-se-á de uma iniciativa que, acontecendo em Coimbra, também trará à cidade sons de outras regiões do país. O «Coimbra a Bombar» conta com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

Já confirmaram a sua presença a APPACDM Coimbra, a APPACDM Soure, a ARCIL, a Fundação Bissaya Barreto, a ACAPO, o ACM, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, o Colégio Bom Jesus, o Ninho dos Pequenitos, a Escola Secundária D. Duarte, a Escola Secundária Quinta das Flores, o Jardim de Infância 25 de Abril.

Do evento farão parte atuações de grupos constituídos por alunos do Conservatório de Música, das bandas Nó Cego, 5ª Punkada, a Jigsaw, Birds are Indie, Irmãos do Blues, dos Trovadores do Mondego, da Fanfarra Zazumbar, do Grupo de Bombos de Dornelas do Zêzere, dos Amigos dos Bombos – Vales do Rio, dos Zabumbas de Alpedrinha, do Ecos do Picoto – Meãs, da Orquestra de Sopros de Coimbra e da Orquestra de Tangos dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra.

Amanhã, 19 de setembro, decorrerá no Centro de Reabilitação da APCC um workshop de construção de instrumentos de percussão que, orientado pelo professor Carlos Guerreiro (dos Gaiteiros de Lisboa), tem como finalidade ensinar a construir instrumentos que serão, posteriormente, utilizados na arruada de 1 de outubro.

A APCC e seus parceiros convidam, assim, a cidade a participar no «Coimbra a Bombar». A conferência de imprensa de apresentação decorreu hoje, 18 de setembro, na Pastelaria Briosa e contou com a presença de Américo Pratas e Armindo Gaspar da APBC, Maria José Azevedo, vice-presidente da CMC, Antonino Silvestre, presidente da APCC, Manuel Rocha, diretor do Conservatório de Música, e João Quaresma do Turismo do Centro.

Coimbra A Bombar1

Coimbra A Bombar 2