fbpx

APCC lidera projeto sobre interação entre gerações

Together

No âmbito do programa Lifelong Learning – Grundtvig

Ao longo de dois anos, entidades de cinco países da União Europeia criaram e testaram currículos e materiais de formação com a finalidade de contribuir para a interação entre gerações. Este trabalho inseriu-se no âmbito do projeto «Together – Promoting Intergerational Learning».

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (Portugal) liderou este projeto que, a finalizar em julho, contou ainda com a participação de parceiros como a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), a Università di Pádova (Itália), a Stepping Stones (Irlanda do Norte) e o Dutch Institute for Healthcare Improvement CBO (Holanda).

Desenvolvido no âmbito do programa Lifelong Learning – Grundtvig da União Europeia, este projeto tem como principal objetivo promover a aproximação entre jovens e idosos, permitindo-lhes redescobrir possibilidades de convívio e de construção coletiva de conhecimento e de colaborar em atividades locais que envolvam, também, pessoas com deficiência.

Durante o projeto procedeu-se a investigação e experimentação da formação junto de diversas entidades e de pessoas de diferentes idades. Decorreu, em 10 de julho, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra uma apresentação dos produtos educativos criados e dos resultados apurados. Concluiu-se que a situação demográfica europeia é crítica e que novos modelos e soluções terão de ser implementados para que se possa consolidar e preservar a solidariedade intergeracional.