fbpx

O mais antigo internacional de boccia do mundo é da APCC e está quase a partir para mais uma competição

António MarquesO atleta que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia é português, nasceu na Aveleira (Penacova) há quase 52 anos e representa a APCC. António Marques está a poucos dias de partir para mais uma competição, o World Open em Cali (Colômbia), no qual será um dos atletas mais consagrados a marcar presença e um dos dez que constituirão a seleção portuguesa.

O ‘Oliveirinha’, como é conhecido por todos na comunidade do boccia, ocupa atualmente o oitavo lugar do ranking da Federação Internacional de Boccia na categoria BC1, mas será o quarto mais cotado a competir em solo colombiano.

De resto, António Marques tem um currículo feito de grandes resultados, onde se destacam os títulos individuais de vice-campeão paralímpico (2008), mundial (2002), europeu (2005) e intercontinental (2015), mas também títulos e medalhas por equipas em Jogos Paralímpicos e campeonatos da Europa e do Mundo, muitas vezes como capitão. Além disto, foi já por diversas vezes campeão nacional individual e coletivo. A sua primeira competição internacional foi na Bélgica, em 1986.

Antes da partida para a Colômbia, António Marques continua a treinar com os seus colegas da equipa da APCC, até porque é bom não perder os hábitos de treino: depois de terminado o World Open de Cali (que decorre de 28 de outubro a 3 de novembro), a seleção nacional seguirá para o Brasil, para participar num evento por convite que visa testar as condições para os próximos Jogos Paralímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016.

A acompanhar António Marques na Colômbia e no Brasil, e a fazer aumentar a comitiva representativa da APCC, vai estar, como é habitual, o seu atual treinador Emílio Conceição.

A APCC está fortemente ligada à história do boccia em Portugal, pois esta modalidade foi introduzida no nosso país em 1983, durante um curso organizado pela Associação. Desde 1984 que a APCC participa regularmente em competições nacionais, tendo conquistado mais de 30 títulos, em provas individuais e de equipa, e contribuído com vários atletas para as seleções nacionais.

António Marques