fbpx

António Marques vence nos Prémios Desporto do Diário As Beiras, Power Soccer também nomeado

O praticante de boccia da APCC António Marques venceu a categoria de Desporto Adaptado dos Prémios Desporto 2016 do Diário As Beiras, que foram entregues ontem à noite. Aquele que é o atleta que há mais tempo compete em provas internacionais desta modalidade viu assim premiado um percurso de grande sucesso e longevidade.

Em 2015, Marques defendeu as cores nacionais no World Open de Poznan (bronze por equipas), no World Open de Cali e no torneio Aquece Rio (prata individual e bronze por equipas) e ainda se sagrou vice-campeão nacional individual. O antigo vice-campeão paralímpico, mundial e europeu e atual vice-campeão intercontinental encontra-se neste momento no Dubai, para competir num torneio de preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, para os quais garantiu já o apuramento enquanto membro da equipa BC1/BC2.

Igualmente nomeada para a mesma categoria estava a equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica da APCC. O APCC Coimbra Power Soccer Club é a primeira e atualmente única equipa portuguesa e tem realizado um enorme trabalho de divulgação desta modalidade com o objetivo de criar um campeonato nacional.

Fundado em 2003 e tendo já disputado dois campeonatos do mundo em representação de Portugal – em 2007 (Japão) e 2011 (França) – o APCC Coimbra Power Soccer Club teve como ponto alto do ano que passou a organização de um encontro de exibição com os franceses do Toulouse Foot Fauteuil Club, em Coimbra.

Os Prémios Desporto são atribuídos anualmente pelo Diário As Beiras (uma tradição retomada em 2015), com o intuito de premiar os melhores do desporto da região. A escolha dos vencedores é feita por votação online e os premiados deste ano foram revelados durante a Gala do Desporto Diário As Beiras 2016, que decorreu no dia 16 de maio.

O boccia e o futebol em cadeira de rodas elétrica são duas das muitas modalidades desportivas praticadas na APCC, no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto. O trabalho realizado tem sempre em conta a importância da prática desportiva a nível motor, cognitivo e social. Além disso, atletas da Associação competem regularmente em provas nacionais e internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.