fbpx

Ouro e bronze para António Marques em torneio no Dubai

O atleta da APCC António Marques, em representação de Portugal, alcançou duas medalhas no torneio de boccia Fazaa World Open. Enquanto membro da equipa BC1/BC2, Marques contribuiu para a conquista do primeiro lugar e respetiva medalha de ouro, enquanto que na competição individual BC1 alcançou a terceira posição e a medalha de bronze.

Nesta competição, que decorreu no Dubai, a equipa BC1/BC2 bateu a China na final (6-5), depois de triunfos sobre o Bahrein, Rússia e Japão. Na prova individual, António Marques venceu três jogos consecutivos (que lhe valerem o triunfo no seu grupo e o apuramento para as meias-finais), mas seria afastado da final por um atleta chinês, tendo depois conquistado a medalha de bronze frente ao russo Mikhail Gutnik.

O Fazaa World Open – em que a APCC esteve também representada pelo treinador Emílio Conceição – serviu de preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, nos quais António Marques tem presença assegurada enquanto membro da equipa portuguesa. Será a sua sétima participação numa paralimpíada e a quinta vez que representará o nosso país em provas internacionais só na presente época.

António Marques é um dos três atletas mundiais com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos (seis no total). Por equipas, já subiu aos três lugares do pódio em Jogos Paralímpicos, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa, tendo ainda alcançado medalhas individuais em todas aquelas competições. Ocupa atualmente o oitavo lugar do ranking mundial BC1. É ainda o praticante de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.

A terceira edição da Fazaa World Open Competition decorreu entre os dias 19 e 23 de maio e contou com a participação de 90 atletas em representação de 18 países. O próximo World Open será disputado em Portugal, na Póvoa de Varzim, em junho deste ano.

O boccia é uma das modalidades desportivas praticadas na APCC, no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto, tendo sido introduzida em Portugal em 1993, durante um curso organizado pela Associação. Desde o ano seguinte que equipas e atletas individuais da APCC participam regularmente em competições nacionais, tendo conquistado mais de 30 títulos. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.