fbpx

Sandra Semedo já está na Dinamarca para representar Portugal na Taça do Mundo de Tricicleta

Frederiksberg é um nome que a atleta da APCC Sandra Semedo não vai esquecer. É naquela cidade dinamarquesa, onde está desde domingo, que vai representar Portugal pela primeira vez numa grande competição internacional, quando competir na Taça do Mundo de Tricicleta. Com as provas a decorrerem a 15 e 16 de julho, os dias que as antecedem são dedicados à preparação e aos treinos.

«É uma honra e uma boa oportunidade para conhecer outro país e outras pessoas e desportistas», diz Sandra a propósito da competição que se aproxima, confessando ainda que está mais ansiosa à medida que vai faltando cada vez menos tempo. No entanto, está confiante que o nervosismo desaparecerá com o tiro de partida e deixa uma promessa: «É claro que gostava de vencer, mas acima de tudo garanto que vou dar o meu melhor».

Nascida em Coimbra há 28 anos, mas com raízes cabo-verdianas, Sandra Semedo é utente da APCC desde criança e foi na Associação que começou a praticar a modalidade, em 2012. Campeã e recordista nacional em todas as distâncias da categoria RR3, a atleta faz só agora a sua estreia com as cores portuguesas em virtude de só recentemente se ter concluído o seu processo de nacionalidade.

Para esta Taça do Mundo, Sandra Semedo foi reclassificada de acordo com os critérios internacionais e competirá na categoria RR2, nas provas de 100, 200, 400 e 800 metros, bem como na prova de estafetas. A acompanhá-la, completando assim a representação da APCC, vai estar a treinadora Ana Nunes.

A Taça do Mundo de Tricicleta é a componente mais importante do Open European Championship and RaceRunners Camp & Cup, que se realiza anualmente na Dinamarca e em que atletas, treinadores e organizadores se juntam durante uma semana para treinar, competir e socializar. Este ano, estarão presentes mais de 80 corredores, quatro dos quais em representação de Portugal.

A tricicleta é uma modalidade desportiva realizada em pistas de atletismo, praticada por pessoas com paralisia cerebral. Trata-se de uma competição mista, com três classes de competição, em que os atletas correm com os seus pés, num equipamento com três rodas e três apoios.

Na APCC, começou a ser praticada há quase duas décadas, tendo sido retomada com particular entusiasmo nos últimos três anos. Em 1999, quando a modalidade integrou o programa do Campeonato da Europa de Atletismo, a Associação conquistou duas medalhas de prata. Mais informação pode ser obtida em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.

Taça do Mundo de Tricicleta