fbpx

Campeonato de Portugal de Boccia – Individual ‘fechou’ ano muito positivo para o boccia da APCC

Campeonato de Portugal de Boccia - IndividualSeis atletas da APCC participaram no passado fim-de-semana (16 e 17 de julho) no Campeonato de Portugal de Boccia – Individual: António Marques, Rui Gomes (BC1), Hélia Maia (BC2), Ricardo Ferreira, Miguel Silva (BC3) e Diogo Sacramento (BC4). O destaque vai para António Marques e Rui Gomes, que conquistaram, respetivamente, a medalha de prata e a medalha de bronze.

No entanto, a nota de maior saliência tem mesmo de ser o empenho de todos os jogadores, numa prova marcada por vários resultados surpreendentes, que são evidência do desenvolvimento da modalidade. Foi, por isso, uma boa forma de ‘fechar’ uma época desportiva claramente positiva para o boccia da APCC.

Os resultados obtidos no Campeonato de Portugal – Individual juntam-se à medalha de prata conquistada pela equipa BC1-BC2 (constituída por António Marques, Rui Gomes, Teresa Vendeiro e Bernardo Lopes) na competição para Pares e Equipas, realizada no início de julho. São ainda de destacar a medalha de prata de António Marques e as medalhas de bronze da equipa BC1-BC2 (António Marques, Teresa Vendeiro e Hélia Maia) e do par BC3 (Miguel Silva e Ricardo Ferreira), alcançadas no Campeonato Nacional, em maio.

A estas conquistas devem somar-se ainda as participações do atleta António Marques em diversas competições internacionais, em representação de Portugal. A última delas será, aliás, a mais importante: os Jogos Paralímpicos, em setembro.

O Campeonato de Portugal de Boccia – Individual teve lugar no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Esta prova, para a qual os participantes foram apurados mediante o ranking nacional, foi a última do calendário nacional de boccia para 2015/2016. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto.

O Boccia é uma das várias modalidades desportivas praticadas na APCC, tendo sido introduzida em Portugal em 1983, num encontro organizado pela Associação. Desde o ano seguinte que atletas, pares e equipas da APCC participam em competições nacionais, tendo conquistado mais de 30 títulos. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

Campeonato de Portugal de Boccia - Individual