fbpx

António Marques condecorado Comendador pelo Presidente da República, Emílio Conceição também homenageado

161110_apcc_antoniomarques-comendador_thumbO atleta António Marques e o treinador Emílio Conceição, da APCC, estiveram ontem entre os homenageados pelo Presidente da República, enquanto membros da missão aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. António Marques foi mesmo agraciado com o título de Comendador da Ordem de Mérito, por ter sido um dos atletas nacionais a regressarem do Brasil com uma medalha.

Esta foi, de resto, a oitava medalha do atleta em sete paralimpíadas: ao bronze do Rio (conquistado com a equipa BC1/BC2) juntam-se duas medalhas de ouro, três de prata e uma outra de bronze no boccia, além de mais uma medalha de bronze no atletismo (lançamento de precisão). A maior parte destas conquistas foram feitas com Emílio Conceição enquanto treinador, ele que no Brasil participou nos seus sextos Jogos Paralímpicos.

A cerimónia de ontem decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa, e nela foram também condecorados os medalhados portugueses nos Jogos Olímpicos e homenageados todos os participantes na olimpíada do Rio de Janeiro.

António Marques é o praticante mundial de boccia com mais medalhas paralímpicas, além de ser também o jogador que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia. Nascido em Aveleira (Penacova) há 53 anos, o novo Comendador é utente da APCC desde os 14 e foi na instituição que se iniciou no desporto.

A APCC é, de resto, uma referência no desporto para pessoas com deficiência em Portugal. Além da marca de cinco atletas e dois treinadores que já representaram o nosso País em Jogos Paralímpicos, e de muitos outros que participam regularmente em competições nacionais e internacionais de diversas modalidades, a instituição foi pioneira nesta área e conjuga a alta competição com a iniciação à prática desportiva e o desporto para todos. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.

161110_apcc_antoniomarques-comendador