fbpx

António Marques e Emílio Conceição homenageados na Gala do Desporto

161117_apcc_antoniomarques-galadesporto_thumbO jogador de boccia da APCC António Marques, bem como os restantes elementos da equipa BC1/BC2 que conquistaram uma medalha de bronze para Portugal nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, foi ontem homenageado durante a 21ª Gala do Desporto. A consagração estendeu-se ainda ao treinador Emílio Conceição, que no Brasil acompanhou pela sexta vez o atleta numa paralimpíada e voltou a ser decisivo para o seu sucesso.

Aquela que pode ser considerada a grande festa anual do desporto português deu aos atletas paralímpicos um destaque especial, com os medalhados do Rio a receberem o Prémio de Mérito Desportivo. No ano em que o evento teve como tema “A Internacionalização do Desporto Português”, a distinção a António Marques faz particular sentido: ele é o praticante mundial de boccia com mais medalhas em Jogos Paralímpicos.

Do seu currículo constam ainda cinco medalhas em Campeonatos do Mundo, seis em Campeonatos da Europa e diversos títulos nacionais. Conquistas que se juntam a outros feitos, como a participação em sete Jogos Paralímpicos e o ‘estatuto’ de jogador que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia.

A edição deste ano da Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, decorreu no dia 16 de novembro, no Casino do Estoril. Há já uma década que esta iniciativa tem vindo a distinguir os melhores do desporto nacional, reconhecendo o desempenho daqueles que mais se destacaram em cada modalidade.

Na APCC, o desporto é encarado como elemento central, pelas vantagens que advêm da sua prática, a nível motor, cognitivo e social. Pioneira nesta área, a Associação conjuga a iniciação à prática desportiva e o desporto para todos com a alta competição, apresentando-se regularmente em competições nacionais e internacionais de diversas modalidades. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.

161117_apcc_antoniomarques-galadesporto