fbpx

APCC marca presença na estreia do desporto adaptado nos Jogos de Coimbra

À décima-quarta edição – e após um interregno de mais de uma década e meia – os Jogos de Coimbra integram pela primeira vez o desporto adaptado. E assim, durante a manhã de ontem (3 de maio), utentes da APCC e de outras instituições da Cidade puderam praticar diversas especialidades do atletismo num encontro que se realizou no Estádio Cidade de Coimbra.

Foi uma oportunidade para conviver num saudável ambiente desportivo, mas também para descobrir algumas vocações inesperadas, na linha do objetivo desta iniciativa de proporcionar a prática do desporto a um número cada vez maior de crianças, jovens e adultos. Os ‘representantes’ da Associação foram Alexandra Oliveira, Andreia Rodrigues, Isac, João Lopes, João Pais, Jorge Gonçalves, Luis Carvalho, Paulo Jesus, Pedro Monteiro, Ricardo Fonseca, Ricardo Simões, Rui César Boaventura, Tânia Cores e Tânia Dias.

Os Jogos de Coimbra 2017 retomam uma prova que teve a sua primeira edição em 1989 e que marcou o calendário desportivo da Cidade. Pretendem promover o desporto para todos, afirmar o princípio da igualdade nas suas diversas aceções e possibilitar a inclusão de todos na prática da atividade física e do desporto. São disputados nas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, boccia, futebol, futsal, mini-triatlo, natação e voleibol, além dos jogos tradicionais.

A organização é da Câmara Municipal de Coimbra com a colaboração das uniões e juntas de freguesia do concelho, das associações e federações desportivas. As provas iniciaram-se em abril e vão decorrer até julho, culminando com a realização dos Jogos Sem Fronteiras de Coimbra.

Na APCC, a prática desportiva é desenvolvida no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto. A iniciação e o desporto para todos são conciliados com o desporto de alta competição, com vários atletas da Associação a competirem regularmente em provas nacionais e internacionais, em modalidades como o boccia, natação, futebol em cadeira de rodas elétrica, tricicleta, remo indoor, entre outras. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.