fbpx

Os futuros campeões de boccia da APCC participaram no Campeonato Nacional de Sub-14 e Sub-23

Angela Moore, Diogo Peixeiro, Gabriel Carvalho, Guida Rodrigues e José Miguel Morgado: decorem bem estes nomes, pois aqui poderão estar os campeões de boccia do futuro! Foram estes cinco atletas que representaram a APCC no Campeonato Nacional de Boccia 2016/2017 de Sub-14 e de Sub-23, que decorreu no passado sábado (6 de março).

Foi uma excelente oportunidade para competirem e, dessa forma, crescerem enquanto atletas, mas sobretudo para avançar no seu processo de formação e desenvolvimento desportivos. De destacar a entrega de todos e a medalha de bronze conquistada pelo Gabriel Carvalho, na categoria BC1/BC2/BC4 do escalão sub-14.

De realçar também a presença de Teresa Vendeiro, medalhada nos Jogos Paralímpicos de Seul em 1988 (enquanto membro da Equipa BC1/BC2, de que fazia ainda parte António Marques), na primeira vez que Portugal se fez representar na modalidade de boccia. Além do incentivo aos seus companheiros mais jovens, a atleta da APCC contribuiu ainda com importantes conselhos, fruto da sua larga experiência e muitas conquistas.

O Campeonato Nacional de Boccia 2016/2017 de Sub-14 e de Sub-23 teve lugar no Pavilhão Municipal de Condeixa-a-Nova. Participaram 25 atletas, em representação de nove instituições e clubes. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa.

O boccia foi introduzido em Portugal, em 1983, num curso organizado pela APCC, que logo no ano seguinte começou a fazer-se representar regularmente em competições nacionais e regionais. Os atletas da Associação conquistaram já diversos títulos nacionais e representaram Portugal em diversas ocasiões. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.