fbpx

Jogadores da APCC conseguem mais duas medalhas no Campeonato Nacional de Boccia

Foi um fim de semana de muita competitividade e grande emoção, que se saldou pela conquista de mais duas medalhas para as vitrines da APCC. Na Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia, competiram na vertente individual os atletas António Marques, Rui Gomes (categoria BC1, 1.ª Divisão), Catarina Branquinho (BC2, 2.ª Divisão), Liliana Ferreira, Ricardo Ferreira (BC3, 1.ª Divisão) e Diogo Sacramento (BC4), e na coletiva a Equipa BC1/BC2 e o Par BC3.

As duas medalhas foram ambas conquistadas no torneio Individual BC1, em que António Marques se sagrou vice-campeão nacional e Rui Gomes assegurou o último lugar do pódio, com ambos a fazerem um percurso quase perfeito, com apenas uma derrota cada um, tendo-se inclusivamente defrontado numa das meias-finais, com vantagem para o mais experiente António.

Nos torneios coletivos, a Equipa BC1/BC2 foi constituída por António Marques, Rui Gomes, Catarina Branquinho e Teresa Vendeiro, enquanto que o Par BC3 foi composto por Liliana Ferreira e Ricardo Ferreira e foi seu o melhor resultado: um ótimo quarto lugar na classificação final.

No total de todas as fases do Campeonato Nacional de Boccia 2016/2017, foram dez as medalhas conquistadas pelos jogadores da APCC: três pelo António Marques (prata na fase final e bronze na fase regional e na fase inter-regional), duas pela Equipa BC1/BC2 (ouro na fase regional e bronze na fase inter-regional) e uma pelo Rui Gomes (bronze na fase final), Diogo Sacramento (prata na fase regional), Ricardo Ferreira (prata na fase regional), Liliana Ferreira (bronze na fase regional) e Par BC3 (ouro na fase regional).

O Campeonato Nacional de Boccia 2016/2017 – Fase Final teve lugar nos dias 3 e 4 de junho, em Paredes, no Pavilhão Rota dos Móveis, com a participação de 68 atletas, em representação de 18 clubes e instituições. Foi organizado pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto com o apoio da autarquia e do agrupamento de escolas local.

O boccia foi introduzido em Portugal num curso organizado pela APCC, em 1983. Desde o ano seguinte, vários atletas participam em competições nacionais e regionais em representação da Associação, contando já com largas dezenas de títulos conquistados e internacionalizações por Portugal. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.