fbpx

Guida Rodrigues e treinadora Ana Nunes já regressaram dos Jogos Europeus da Juventude para Pessoas com Deficiência

A atleta da APCC Guida Rodrigues já regressou a Portugal, depois de ter representado o nosso País nos Jogos Europeus da Juventude para Pessoas com Deficiência, que decorreram em Brno, na República Checa. Além do sexto lugar na classificação final, a jovem jogadora de boccia, de apenas 14 anos, trouxe sobretudo uma inesquecível experiência, naquela que foi a sua primeira competição a nível internacional.

Também a professora Ana Nunes, que treina na Associação atletas de boccia e de tricicleta, esteve presente na República Checa, tendo sido a Chefe de Delegação da comitiva nacional. Assim, coube-lhe acompanhar também o outro atleta português que participou nestes Jogos: Filipe Amigo, que competiu na modalidade de bocce, um jogo com semelhança com o boccia e a petanca, mas jogado em relva e com bolas de maiores dimensões e mais pesadas.

Para as ‘representantes’ da APCC, às quais se juntou Ana Duarte, mãe da Guida Rodrigues e sua parceira de competição, tratou-se de uma oportunidade para ter uma vivência inédita, em contacto com diversos atletas dos mais variados países europeus. Assim, além da vertente competitiva, esta foi em grande medida uma ocasião para desfrutar do convívio e da partilha intercultural.

Os Jogos Europeus da Juventude para Pessoas com Deficiência/Emil Open são dirigidos a jovens atletas entre os 10 e os 26 anos, com deficiência física, intelectual, visual ou auditiva. Nesta sua sexta edição, que decorreu entre os dias 7 e 11 de junho, acolheu competições e demonstrações das modalidades de atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, floorball em cadeira de rodas, golfe, natação, râguebi em cadeira de rodas, saltos de cavalo (ginástica) e ténis de mesa.

Para a APCC, a presença de uma atleta e uma treinadora em representação de Portugal nesta prova representa um reconhecimento e uma consequência do trabalho desenvolvido no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto. Nunca perdendo de vista a noção da importância da atividade desportiva a nível motor, cognitivo e social, a Associação concilia a iniciação e o desporto para todos com o desporto de alta competição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.