fbpx

Dois títulos nacionais e mais seis pódios para a APCC no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada

Na última prova da época, os nadadores da APCC (Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira, José Costa e Ruben Santos) voltaram a dar o melhor de si e conseguiram uma excelente prestação no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada – que se disputou nos dias 17 e 18 de junho. No total, foram conquistadas oito posições de pódio e batidos mais de uma dezena de recordes pessoais, a que se juntou um excelente 9.º lugar na classificação global.

À cabeça, surgem os dois títulos de campeã nacional alcançados pela Bárbara (nos 200 metros livres e bruços), que ainda conseguiu sagrar-se vice-campeã nos 200 estilos. Mas houve também medalhas para a Carolina Lourenço (prata nos 50 e 100 metros bruços) e o Joel Pereira (bronze nos 200 costas), além de dois terceiros lugares, em seniores, para o José Costa (nos 100 e 200 livres).

Destaque ainda para o facto de terem sido estabelecidas 12 novas melhores marcas pessoais, com todos os atletas a conseguirem melhorar o seu tempo anterior em pelo menos uma das distâncias em que competiram. Foi mais uma grande demonstração de capacidade de superação, das várias que realizaram ao longo desta época: no total, os nadadores da APCC estabeleceram novos máximos individuais mais de 50 vezes.

O Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada decorreu em Oeiras, no Complexo de Piscinas Olímpicas do Jamor, tendo participado um total de 145 nadadores – 97 masculinos e 48 femininos – em representação de 35 clubes e instituições. A competição, a primeira de natação adaptada com mínimos de acesso, contou ainda com a presença de 26 nadadores estrangeiros e foi organizada pela Federação Portuguesa de Natação.

A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todas as pessoas, incluindo os que têm deficiência. É desenvolvida pela APCC – que participa regularmente com os seus atletas em provas por todo o País – juntamente com outras atividades na água, como a adaptação ao meio aquático, a aprendizagem, a manutenção ou o treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.