Depois dos Jogos Paralímpicos, António Marques volta a representar Portugal em prova internacional

António Marques vai voltar a representar Portugal numa grande competição internacional de boccia, a primeira desde os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, realizados em setembro do ano passado, de onde regressou com uma medalha de bronze por equipas. O atleta da APCC é um dos convocados para o Regional Open, que decorrerá em Poznan (Polónia) até ao dia 10 de julho. Com ele voltará a estar o seu treinador e parceiro de competição de há largos anos, Emílio Conceição.

Numa convocatória pontuada pela estreia de diversos nomes, António Marques – nascido em Aveleira (Penacova) há 53 anos – volta mais uma vez a comprovar a sua longevidade, que faz dele o jogador que há mais tempo compete em torneios internacionais em todo o mundo.

A este estatuto, junta o de atleta de boccia com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos: sete naquela modalidade e uma no atletismo. Do seu currículo constam ainda cinco medalhas em Campeonatos do Mundo, seis em Campeonatos da Europa e diversos títulos nacionais. Atualmente, ocupa o quarto lugar do ranking mundial individual da classe BC1.

O Regional Open de Poznan contará com a participação de mais de 80 jogadores, em representação de 13 países. De Portugal viajam 12 atletas, que irão competir nas vertentes coletiva e individual de todas as classes.

O boccia foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APCC. Desde o ano seguinte que diversos atletas representam a Associação em competições nacionais e regionais, com já mais de 30 títulos conquistados, e o País em provas internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.