fbpx

A Anna, a Anthea, a Federica e a Maria Cristina (as nossas novas voluntárias europeias) já chegaram!

Há um novo grupo de voluntários europeus – neste caso, é mais correto escrever voluntárias – acabado de chegar a Portugal para passar os próximos seis meses na APCC. E para as conhecer, nada melhor do que um hábito tipicamente português: um café depois do almoço. Foi dessa forma que a Anna Vukadin, Anthea Bıçakçıoglu, Federica Usai e Maria Cristina Marcosano foram ontem recebidas no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral por colaboradores da Associação

Estas jovens chegam ao abrigo do programa Erasmus +, Juventude em Ação, no âmbito do qual a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de vários países europeus. Em 2017, este será o segundo grupo de voluntários europeus da Associação, depois de um primeiro – constituído pela Claire Bonnefoy, a Jelena Radojević, o Julien Bradford Michaud e a Mari Chilingarashvili – ter estado em Coimbra entre fevereiro e agosto.

A Anna (originária da Áustria), a Anthea (Alemanha), a Federica e a Maria Cristina (ambas de Itália) irão colaborar em diversas atividades da APCC – que podem ir desde brincar no recreio com as crianças, auxiliar em sessões de hipoterapia ou hidroterapia ou colaborar na adaptação ou construção de brinquedos até dar apoio na Quinta Pedagógica ou nas saídas ao exterior da Escola e do Jardim de Infância ou em provas desportivas. Além disso, desenvolverão também os seus próprios projetos, diretamente ligados aos seus interesses e competências.

Além do acolhimento a voluntários europeus, a APCC é também uma instituição acreditada para o envio de jovens portugueses para projetos de voluntariado na Europa. Já mais de uma dezena de voluntários aproveitou esta oportunidade, tendo passado períodos que podem ir até um máximo de 12 meses em países como a Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Espanha, França, Grécia, Luxemburgo e Roménia.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC na página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.